Desde 1999 da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócio de Santa Rosa, Acisap, realiza Almoço de Ideias.

Após 21 meses, suspenso por causa da pandemia, nesta quinta-feira, 16 de setembro, o retorno foi marcado pelo debate sobre a Peste Suína Africana. A doença é uma ameaça à cadeia produtiva do agronegócio, caso chegue ao Brasil.

Dada a importância do agronegócio na região, sobretudo a suinocultura, o Almoço de Ideias abordou o Panorama da Suinocultura no RS e ações de prevenção à Peste Suína Africana.

Palestraram no evento Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, (de maneira remota), o Presidente da Frente Parlamentar de Suinocultura, Deputado Federal Covatti Filho, e o Presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, Rogério Kerber.

Representando a Associação dos municípios da fronteira Noroeste, o prefeito de Três de Maio, Marcos Corso, destacou a importância de se voltar aos debates de temas que são relevantes para a sociedade regional.

Dentre os cinco maiores produtores de suínos no Rio Grande do Sul, Três estão nesta região.

A região de Santa Rosa representa 13,10% da produção total de animais para abate no RS, o 2º maior estado brasileiro em exportação de carne suína do País.

Para o prefeito, Anderson Mantei, embora haja registros de focos da doença na américa central, o momento é de discutir as formas de se evitar a doença, sem causar pânico dos produtores.

Com 202 mil rezes produzidas para abate todos os anos, o município de Nova candelária é o maior produtor da região e o terceiro do estado.

62% da arrecadação do município está atrelada a cadeia produtiva dos suínos.

Se precaver de qualquer ameaça que possa se apresentar está entre as prioridades da administração.

O presidente da frente parlamentar em defesa da suinocultura na assembleia legislativa do Rio Grande do Sul também esteve presente no evento.

Segundo Aloísio Classmann, em um encontro que teve com a ministra da agricultura, Tereza Cristina, ela garantiu que a ameaça da febre suína africana é remota para o Brasil.

GAUDÉRIO NEWS TV