Dos 31 deputados federais eleitos pelo Rio Grande do Sul, 19 assinaram o requerimento de urgência para o projeto de lei que concede anistia aos presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O documento foi protocolado nesta segunda-feira (14) pelo líder do Partido Liberal (PL) na Câmara.
A assinatura do requerimento não garante a aprovação da proposta, mas, se o pedido for acolhido pelo plenário, a medida acelera a tramitação, permitindo que o projeto vá diretamente à votação, sem passar pelas comissões temáticas. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pode escolher quando pautar o tema — ou se pautará.
O movimento pressiona o Congresso a analisar a proposta, que já provoca divisões tanto dentro da base do governo quanto na oposição. O apoio majoritário da bancada gaúcha à urgência do texto chama atenção, pois abrange partidos de diversas ideologias.
📋 Deputados do RS que assinaram a urgência:
Afonso Hamm (PP)
Alceu Moreira (MDB)
Any Ortiz (Cidadania)
Bibo Nunes (PL)
Covatti Filho (PP)
Daniel Trzeciak (PSDB)
Danrlei de Deus (PSD)
Franciane Bayer (Republicanos)
Giovani Cherini (PL)
Lucas Redecker (PSDB)
Luciano Zucco (PL)
Luiz Carlos Busato (União Brasil)
Marcel van Hattem (Novo)
Marcelo Moraes (PL)
Mauricio Marcon (Podemos)
Osmar Terra (MDB)
Pedro Westphalen (PP)
Ronaldo Nogueira (Republicanos)
Ubiratan Sanderson (PL)
❌ Deputados que não assinaram:
Afonso Motta (PDT)
Alexandre Lindenmayer (PT)
Bohn Gass (PT)
Daiana Santos (PCdoB)
Denise Pessôa (PT)
Dionilso Marcon (PT)
Fernanda Melchionna (PSOL)
Heitor Schuch (PSB)
Márcio Biolchi (MDB)
Maria do Rosário (PT)
Paulo Pimenta (PT)
Pompeo de Mattos (PDT)