18.6 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, outubro 18, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Conheça 5 TOP destinos para quem quer curtir o inverno no Brasil

Conheça 5 TOP destinos para quem quer curtir o inverno no Brasil

Entre os dias 20 de junho, precisamente às 17h51, e o dia 22 de setembro, marcadamente às 9h44, ocorre um fenômeno climático anual no Brasil: o inverno. Muitas regiões do “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” não têm características tipicamente invernais, quer dizer, de frio, mesmo essa sendo a estação com menores temperaturas do ano, a priori, em qualquer lugar do mundo. Mas, mesmo sem a neve que jorra como chuva interminável na América do Norte, na Europa (em especial, na Europa Oriental) e na Ásia, você pode encontrar alguns bons destinos para curtir essa época mais amena, que desafia o fenômeno do aquecimento global. Existem boas opções de estadia, gastronomia e passeios dentro do território brasileiro para curtir uma viagem relaxante.
Selecionei aqui cinco dos melhores trajetos para quem quer viajar e aproveitar o inverno no Brasil.
Em primeiro lugar, é claro, ela, “a estrela” turística: Gramado, no Rio Grande do Sul. É um destino de luxo, com inúmeras e cada vez mais alternativas para crianças e adultos, gastronomia de primeira e hotéis de ponta no mundo (embora muitas vezes o preço seja elevado). Ainda assim, há possibilidades mais em conta para os visitantes, que vêm de todo o globo, não apenas no inverno como no fim do ano, quando ocorre a idílica festa do Natal Luz, gestada pelo compositor e produtor Léo Casper – a quem tive a satisfação de conhecer e lhe ter amizade desde minha tenra adolescência, em minha cidade natal no Rio Grande do Sul onde ainda sonhávamos mais do que nos recomendavam. Sobre hotéis em Gramado, se tiver recursos, indico o Buona Vitta, inspirado em uma vila na Toscana, notável região da Itália: restaurante, academia, áreas de lazer, passeios de bicicleta ou motorizados, além de acomodações suntuosas e jardins estonteantes, além de o melhor café da manhã que meus olhos – e minha gula – já encontraram – tem champanhes no balde desde cedo. Aproveite, o café é de graça para os hóspedes. Você ainda pode ser sócio do local, comprando uma suíte para desfrutar várias vezes ao ano.
Lembrando que, quando falo em Gramado, envolvo a região: Canela e a Serra Gaúcha, cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e outros locais turísticos. Mas outro destino de ouro no inverno no Brasil é, sem dúvida, Foz do Iguaçu no Paraná. Destacam-se as Cataratas do Iguaçu, a maior concentração de quedas d’água do planeta. Se preferir evitar a água gelada, há o Marco das Três Fronteiras, um monumento histórico em uma vila cenográfica que simula a vida jesuítica nos séculos XVI e XVII. Para a molecada, o Vale dos Dinossauros, dentro do Dreams Park Show. Ainda há um museu de cera com miniaturas de maravilhas ao redor do mundo.
O Estado de São Paulo não fica de fora, com o alento encantador de Campos do Jordão. Temperatura e paisagens perfeitas para degustar as baixas temperaturas, vista para montanhas e araucárias do alto do teleférico, jardins bucólicos imemoriais do Parque Amantikir. Ainda há as lojas e cafés do centro de Campos, Capivari.  Aqui, você vai comer e beber bem: desde joelho e porco e truta até fondues de se saborear de joelhos. Para sorver, cervejas artesanais fabricadas na cidade, dentre elas a célebre Baden Baden.
Em terceiro lugar, Caldas Novas, em Goiás. Não faz um friozão lá, de “renguear cusco” como falamos no Rio Grande do Sul, onde chega a abaixo de zero nos termômetros de inverno e a gente se “rengueia”. Porém, na média agradável de 20 graus, ululam várias atrações como seis parques aquáticos com piscinas, tobogãs e nascentes de água morninha. Agora, se não for muito de mergulhar, pode passear de barco no lago Corumbá, cercado por bares e restaurantes. Ainda, menciono as trilhas e cachoeiras do Parque Estadual da Serra de Caldas, prodigiosa em fauna e flora do bioma do Cerrado. Não se esqueça do Jardim Japonês, no parque aquático Di Roma, com seus típicos sorvetes.
Mas vamos para o Rio de Janeiro – sim, há inverno lá. Petrópolis, além de requintada e de agradável temperatura no inverno, é um patrimônio histórico nacional cercado por antigas montanhas. Capital oficial do Império durante o verão em águas passadas do século XIX, ostenta casarões do centro histórico, bem preservados, e há o Museu Imperial e a Casa da Princesa Isabel, além da Catedral São Pedro de Alcântara e o Teatro Municipal D. Pedro. Agora, se quiser se mexer, faça caminhadas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a maior rede de trilhas do Brasil – a mais longa chega a 30 quilômetros. Você ainda poderá se refestelar em restaurantes confortáveis com fondues e caldos e pratos especiais.
Para fechar este pequeno guia para curtir o inverno no Brasil,  sugiro que não deixe de se aconchegar em Monte Verde, a 1600 metros de altitude, na verdejante e histórica Minas Gerais. Aqui, por causa da elevação geográfica, as temperaturas podem ficar sub-zero, então leve roupas para se proteger. As dicas são caminhadas no Chapéu do Bispo, passeios de quadriciclo e jipe, e atividades mais radicais como arvorismo e rapel. É claro que a gastronomia – o bom inverno não vive sem ela – é uma das maiores razões pelas quais Monte Verde é um destino TOP no inverno brasileiro: sinta-se empanzinado com a rica e deliciosa culinária mineira, que inclui fondues, queijos e licores caseiros tentadores para um bom paladar.
- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br