CONHEÇA HUMAITÁ-RS

Humaitá, a cidade jardim é um verdadeiro encontro entre o passado e o presente.

A vida pacata e tranquila parece não ter pressa de ir embora, na cidade do noroeste do Rio Grande do Sul, há 473 quilômetros da capital, Porto Alegre.

A população atual de quase cinco mil habitantes, já foi de mais de 11 mil, no início dos anos 1970.

Na década seguinte a população reduziu algo em torno de 30% e depois que o distrito de Sede Nova foi emancipado, em 1988, a população de Humaitá reduziu para pouco mais de seis mil habitantes.

Na última década a população se manteve estável.

Fundado em 18 de fevereiro de 1959, o então distrito de Humaitá permanecia ao município de Três Passos.

Ao ser emancipado, incorporou também, uma  parte do território de  Crissiumal.

O município de Sede Nova passou a pertencer à Humaitá, até alcançar sua a emancipação em 1988.

A cidade que mantem forte vínculo com seu passado e sua história forjou-se por inúmeros heróis que lutaram com bravura para conquistar estas terras.

Lutas foram travadas com espanhóis. Hoje lembradas como a batalha de Humaitá.

O povoamento de Humaitá iniciou por volta de 1893, quando alguns imigrantes construíram moradias em vários pontos desse território.

Estes imigrantes vinham das Colônias Velhas, nome dado à região de Lajeado, Montenegro e Jacuí. Naquela época, caboclos e índios já habitavam a região.

A colonização propiciou o início da extração da erva-mate, o comércio da madeira e a produção de cereais.

Na década de 1920, houve um grande crescimento na população local, com a chegada de imigrantes descendentes de alemães e italianos, vindos das Colônias Velhas.

Com a chegada dos imigrantes, a população nativa e cabocla foi pressionada para o vale do Rio Uruguai e Guarita.

Em 1936, iniciaram as demarcações dos primeiros lotes das terras que pertenciam ao estado.

Nos dois anos seguintes, chega ao município, uma grande quantidade de imigrantes alemães e italianos, que se juntaram aos brasileiros e os índios que viviam no local, e lutaram pelo desenvolvimento da localidade.

A origem do nome Humaitá está ligada a pelo menos duas versões: a primeira é de que existia uma tribo indígena na região cujo cacique se chamava Humaitá.

A segunda faz menção à passagem vitoriosa da frota Humaitá, na guerra Brasil-Paraguai, culminando na conquista da fortaleza, em 25 de junho de 1868.

Passados 111 anos desde esse evento, Humaitá deixa a guerra apenas em seus arquivos históricos e passa a adotar u dos símbolos da paz; o jardim.

Em 1979 Humaitá recebeu o título de “Município Jardim”.

As razoes são bastante óbvias; as belezas naturais e o capricho da população em cultivar jardins floridos, tanto nas casas como nas ruas da cidade.

Perto da cidade tem essa cascata. O local é aberto para visitação e constitui um dos principais pontos turísticos do município.

O município que mantém sua forte vocação agrícola, tem na atividade sua principal fonte de recursos.

A bovinocultura também está presente, assim como a suinocultura.

A atividade no campo é amparada por instituições financeiras, como a Sicredi Noroeste, com programas de fomento à atividade e acompanhamento dos produtores.

GAUDÉRIO NEWS TV