Conheça Independência – RS

Cravado às margens da Rodovia RS 342, a 470 quilômetros da capital, Porto Alegre, o município de Independência, na região noroeste do Rio Grande do Sul, tem consolidado sua importância na economia da região.

A cidade com pouco mais de seis mil e quinhentos habitantes, com ruas tranquilos e charme interiorano, viu sua população diminuir na última década.

Um pouco, pela busca dos jovens por centros maiores em busca de educação superior, outro pela evasão rural, que vê na mecanização das lavouras, menos necessidade de serviços braçais, que demandavam grande necessidade de mão de obra.

A 372 metros do nível do mar e geografia relativamente plana, os campos são propícios para a produção agrícola, que aliás, é a base da economia do município.

Do total das receitas da cidade, 80% são de fontes externas.

Além da sede, Independência se divide em quatro distritos: Colônia Medeiros, Esquina Araújo, Independência e São Valentim.

As origens do município datam do século 19, mas ninguém afirmar com certeza, porque foi dado o nome de Independência à localidade.

Há uma versão, a mais recorrente, que diz que antes do início da colonização, com o avanço das ocupações das terras, a região era ocupada por extensa mata e povoado por animais ferozes e grupos indígenas, sobre os quais pouco se sabe.

Não há uma literatura oficial que afirme, ou qualquer fundamento histórico, mas histórias repassadas de pais para filhos sustentam que Independência tem seu nome ligado a bandidos banidos de Santo Ângelo, ainda antes de 1890, que foram expulsos de lá.

Na fuga, eles atravessaram Rio Santa Rosa com os seus pertences, e se instalaram neste território.

Esses supostos “condenados”, cultivaram plantações e se valeram da abundância de animais selvagens para se alimentar.

Certa feita, um desses supostos bandidos teria voltado a Santo Ângelo com a sua família.

As autoridades de Santo Ângelo, da época, questionaram porque ele havia voltado, ao que respondeu: Sim, voltei porque fiz a minha Independência”.

Ficção ou não, a localidade foi oficialmente foi batizada com esse nome ao ser elevada à categoria de município em 23 de outubro de 1965.

Antes, Independência pertenceu ao município de Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Santo Ângelo, Santa Rosa e Três de Maio.

A força, o trabalho e a religião moldam a história da cidade.

20% da população de Independência se declara evangélica, o restante, é ligada ao catolicismo, que tem sua igreja matriz dedicada à Santa Rosa de Lima.

 

GAUDÉRIO NEWS TV