24.6 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, outubro 16, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Deputado Reginaldo Lopes Defende Consulta ao STF sobre Constitucionalidade da Reforma Tributária

Deputado Reginaldo Lopes Defende Consulta ao STF sobre Constitucionalidade da Reforma Tributária

Deputado propõe antecipar análise para evitar atrasos na implementação da reforma em 2026.

Em entrevista à CNN Brasil na tarde desta sexta-feira (05), o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) sugeriu que o grupo de trabalho da regulação da reforma tributária, do qual ele foi membro, deveria acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para verificar a constitucionalidade do projeto.

Segundo Lopes, se algum dispositivo do projeto violar a Constituição Federal, ele poderá ser alterado em 2025, evitando atrasos na reforma tributária, que está prevista para entrar em vigor em 2026.

“Devemos nos antecipar e submeter ao STF a análise sobre a constitucionalidade da reforma tributária. Caso haja contestação em algum artigo aprovado, teremos tempo de adaptar o texto antes do início da implementação das mudanças no sistema tributário”, afirmou Reginaldo Lopes.

O deputado também destacou que essa medida evitaria problemas comuns no Brasil devido à complexidade das leis tributárias. “Alguns recorrem à Justiça com o objetivo de não pagar impostos. Atualmente, está contestado o equivalente a quase um PIB, algo em torno de 8 a 9 trilhões de reais. É um dinheiro do povo brasileiro, porque o consumidor pagou quando comprou um produto ou um serviço, mas o empresário prefere contestar na Justiça”, explicou Lopes.

A expectativa é que o texto da reforma tributária seja levado ao plenário da Câmara dos Deputados na próxima semana.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br