Com o intuito de qualificar a produção e posicionar o município de Ubiretama como referência em piscicultura, uma formação técnica sobre o tema é disponibilizada a produtores locais. Na quarta-feira (06/11), a família de Osvino Frank abriu sua propriedade, na Linha 15 de Novembro, para a realização do quarto módulo da capacitação, desta vez com ênfase na sanidade de peixes. A ação é promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e conta com o apoio da Prefeitura e do Sicredi.
A extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Ubiretama Alice Quinzani destacou o compromisso da Instituição em apoiar o desenvolvimento local através da promoção de ações de formação para os assistidos. O curso sobre piscicultura chega ao quarto módulo, nos encontros anteriores foram abordados construção de viveiros, qualidade da água e alimentação.
O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Marco André Junges salientou a importância das Unidades de Referência Tecnológica (URTs), a exemplo da propriedade em que a capacitação foi realizada, uma vez que permite que os resultados obtidos sejam compartilhados com um número maior de famílias que buscam qualificar suas atividades.
O prefeito de Ubiretama, Rodrigo Daniel Bloch, e a gerente da agência do Sicredi, Taciane Kunzler, destacaram a importância das parcerias para o fortalecimento da agropecuária local, de modo especial da piscicultura, o que permite a ampliação do acesso a mercados e a segurança de quem desenvolve a atividade.
Na palestra sobre sanidade de peixes, o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar João Alfredo de Oliveira Sampaio orientou sobre diferentes aspectos que contribuem para o sucesso da piscicultura. Entre os itens citados como básicos está o monitoramento diário da temperatura (que pode ser controlada com aerador), transparência e cor da água. Também relacionou o êxito da atividade com a oferta de alimentação.
A programação também contemplou reunião de relacionamento sobre crédito rural, conduzida pela gerente do Sicredi e pelo colaborador Daniel Klidzio, almoço e roda de conversa sobre experiências e cuidados adotados com o manejo, bem como práticas adotadas nas propriedades.
Também participaram extensionistas da Emater/RS-Ascar de municípios próximos, com a intenção de multiplicar as informações com um maior número de famílias região.