Esporte amador foi liberado no Rio Grande do Sul?

Nas redes sociais, a notícia (não confirmada) do retorno das atividades esportivas amadoras em todo o estado, se espalhou rapidamente na noite de segunda-feira, dia 14.

Mensagens entusiasmadas sobre o retorno das atividades esportivas amadoras no Rio Grande do Sul, encheram de alegria os praticantes das mais diversas modalidades.

Tal notícia dava conta que acordos entre o legislativo, os desportistas e o governo do estado haviam logrado sucesso no sentido do retorno das atividades.

Nas fontes oficiais a notícia não foi confirmada.

O QUE HÁ DE OFICIAL

No mês de agosto, o governo do Estado permitiu competições esportivas e treinos de atletas profissionais e amadores nos municípios localizados em regiões com bandeira amarela ou laranja, conforme classificação do modelo de Distanciamento Controlado. O Decreto 55.444, publicado no Diário Oficial de segunda-feira (17/8), estabelece que para a realização das atividades é preciso observar restrições descritas em decretos estaduais relativos à pandemia, bem como a Nota Informativa 18 da Secretaria da Saúde (SES).

Nas competições esportivas em regiões com bandeira amarela e laranja, é permitida a presença de 50% de trabalhadores, sem participação de público, desde que haja autorização do município onde o evento ocorre.

Nos clubes sociais e esportivos situados em regiões de bandeira laranja, estão permitidos treinos coletivos de atletas profissionais (exclusivamente) e a presença de 25% dos trabalhadores, sempre sem público. O atendimento individualizado de atletas amadores fica restrito ao espaço mínimo de 16 metros quadrados por pessoa.

A Nota Informativa da SES lista 42 recomendações que devem constar nos protocolos das competições esportivas. Os organizadores deverão entregar os planos de contingência para prevenção e controle da pandemia às secretarias de Saúde dos municípios onde ocorrerão as competições e treinamentos. As prefeituras analisarão os documentos e solicitarão, se necessário, adequação com mais exigências técnicas.

NO DIA 02 DE SETEMBRO

O  Protocolo de segurança para reabertura de quadras esportivas foi discutido entre Estado, Assembleia e representantes do Setor.

O secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, participou de reunião remota com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, com o presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo, e representantes da União das Quadras Esportivas do Rio Grande do Sul sobre a retomada das atividades.

A solicitação é para a reabertura desses locais. Conforme a entidade, em todo o Estado são 4.500 quadras e o funcionamento delas envolve o sustento de 18 mil famílias. Bruno Carrão, presidente da União das Quadras, garantiu que a reabertura, quando liberada, se dará “seguindo os protocolos de segurança que propomos, medindo temperatura, anotando o RG de cada jogador e em parceria com as secretarias municipais de Saúde”.

Da parte do governo do Estado houve a ponderação que, apesar de existir boa vontade para atender o pedido, há de prevalecer a segurança e a saúde dos profissionais envolvidos e de quem utilizar as quadras para a prática esportiva. No dia 1º de setembro, a Secretaria da Saúde emitiu a Portaria SES 582/2020, que dispõe sobre medidas de prevenção da Covid-19 para atividades esportivas e práticas corporais, profissionais ou amadores.

De acordo com o secretário Vargas, é preciso ponderar sobre a importância da atividade esportiva neste momentos de pandemia, não só em relação à saúde física e mental, mas também pela importância da atividade econômica. “Devemos estabelecer normas e critérios para a retomada das atividades esportivas nos clubes e academias primando sempre pela saúde de todos. Nosso atual momento ainda não permite, segundo a Secretaria de Saúde, a reabertura das quadras para a prática de atividades coletivas, mas acredito que esse será o próximo passo com o controle da pandemia e a diminuição gradual dos níveis de contaminação da Covid-19”, acrescentou.