19.2 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, outubro 2, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Estudo do Ipea revela devastação nas oportunidades de trabalho após enchentes no...

Estudo do Ipea revela devastação nas oportunidades de trabalho após enchentes no RS

Inundações deixaram entre 84% e 92% dos empregos formais afetados em municípios gaúchos mais atingidos, além de impactar severamente estabelecimentos privados, indica pesquisa.

Um levantamento inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quarta-feira (3) revela que nos municípios mais impactados pelas inundações de abril e maio no Rio Grande do Sul, entre 84% e 92% dos postos de trabalho formais foram afetados. O estudo também aponta que 74% a 82% dos estabelecimentos privados em locais como Eldorado do Sul, Roca Sales e Muçum foram atingidos.

O relatório do Ipea analisou o impacto das enchentes em 418 municípios gaúchos que decretaram estado de calamidade ou emergência. Conforme os dados do eSocial, utilizado na pesquisa, cerca de 23,3 mil estabelecimentos privados (9,5% do total nesses municípios) e aproximadamente 334,6 mil postos de trabalho formais (13,7% do total) foram diretamente afetados.

Os pesquisadores alertam que o impacto pode ser ainda maior, pois estabelecimentos indiretamente ligados aos afetados também podem ter sofrido consequências, como problemas com fornecedores, clientes ou infraestrutura de transporte.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br