Susan de Sousa Sena, uma cozinheira negra de 35 anos, registrou um boletim de ocorrência contra a loja Magazine Luiza (Magalu) após receber um e-mail racista ao acompanhar o status de um pedido. A mulher, que havia adquirido uma máquina de lavar, foi surpreendida por uma mensagem no e-mail que dizia: “Olá, Macaca”.
Em um vídeo nas redes sociais, Susan relatou que, antes de receber a mensagem ofensiva, teve que passar por um processo de recuperação de conta devido a um e-mail antigo cadastrado na loja. A mensagem racista foi enviada após ela enviar sua foto para o reconhecimento facial. Susan tentou atualizar a página várias vezes, mas a mensagem de tom racista persistiu.
Ela expressou seu desânimo e revolta, dizendo: “Meu sentimento é de revolta, angústia, ansiedade e tristeza. A gente mal começou o ano… Eu sou uma mulher de 35 anos. O racismo sempre foi muito presente na minha vida e hoje, com tanto avanço, tanta tecnologia, tanto aprendizado referente ao racismo, a gente vê que não mudou muita coisa.”
Susan entrou em contato com o setor de diversidade e inclusão da Magalu, onde foi informada que o nome dela havia sido alterado para “Macaca” por alguém, mas o caso ainda não foi esclarecido. A mulher, então, registrou um boletim de ocorrência.
A Magalu emitiu um comunicado lamentando o episódio, esclarecendo que o processo de biometria utilizado para o reconhecimento facial da cliente é 100% digital e sem interação humana. A empresa também afirmou que a mensagem de confirmação enviada aos consumidores segue o mesmo processo digital.
A loja não revelou se o responsável pela alteração do nome foi identificado ou se houve punições em relação ao ocorrido.