Novembro é um mês dedicado à reflexão dos homens sobre saúde e autocuidado. A campanha “Novembro Azul – Nós Acreditamos na Vida” ressalta a importância de quebrar tabus e focar na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Embora a prevenção deva ocorrer durante todo o ano, em novembro, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) destaca a relevância de exames de rotina e acompanhamento médico, já que esse é o câncer mais comum entre os homens.
Atualmente, a Aapecan atende 425 homens diagnosticados com câncer de próstata. Por meio de atividades educativas, como palestras e rodas de conversa, as 15 unidades da instituição buscam informar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura e possibilitando tratamentos menos invasivos, além de melhorar a qualidade de vida.
“A doença é silenciosa e seus sintomas são semelhantes a outras condições. Quando os sinais se manifestam, muitas vezes a doença já está avançada”, explica a psicóloga Mariana Aires, da unidade Pelotas, enfatizando a importância do acompanhamento médico e dos exames regulares. “A prevenção realmente pode salvar vidas”.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir dos 50 anos busquem uma avaliação médica individualizada. Aqueles com histórico familiar de câncer ou afrodescendentes devem iniciar o acompanhamento aos 45 anos. Se diagnosticado precocemente, a chance de cura do câncer de próstata pode chegar a 90%.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro, mas a Aapecan está com atividades ao longo de todo o mês, promovendo informação para ajudar os homens a superar medos e preconceitos sobre o tratamento.
Para mais informações, entre em contato com a unidade mais próxima ou visite nosso site www.aapecan.org e participe deste movimento.
FONTE: Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).