Em local de destaque, junto à Praça Viru Kliemann, a Feira Municipal da Agricultura Familiar de Caibaté valoriza a produção local, que se destaca pela diversidade e qualidade dos produtos oferecidos. O novo espaço foi inaugurado na última sexta-feira (1º/11) na presença de lideranças e comunidade em geral, com o intuito de oferecer mais comodidade e segurança a produtores e consumidores. A conquista também se reverte em ganhos comunitários em segurança e soberania alimentar, promoção da saúde, qualidade de vida e geração de renda.
A inauguração das tendas da agricultura familiar é resultado da união de esforços da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura e da Secretaria da Saúde, Vigilância Municipal em Saúde, Inspetoria Veterinária, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Conselho de Desenvolvimento Rural, agentes financeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dos feirantes.
A construção foi viabilizada com recursos oriundos da Consulta Popular 2022/2023, num montante de R$ 76.904,75, e contrapartida municipal de R$ 10.417,91.
Entre as lideranças que prestigiaram a inauguração estiveram o prefeito, Amauri Pires da Silva, vice-prefeito, Daniel Seffrin Herther, secretário municipal de Agricultura, Ricardo Castanho, presidente da Câmara de Vereadores, Margarete da Silva de Souza, gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Vivian Copetti, chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Elói Vogt, e médica veterinária do SIM, Lisane Kolling.
FUNCIONAMENTO DA FEIRA
Inicialmente a feira acontecia junto ao prédio da Secretaria de Agricultura, mas a grande demanda de consumidores fez com que fosse necessário buscar um espaço maior, quando se optou por transferir ao térreo da Prefeitura e, posteriormente, ao Pavilhão Cultural Valdir Velozo. Para melhor localização, autonomia de um espaço próprio e valorização dos produtos locais, lideranças e comunidade se uniram para conquistar o recém-inaugurado espaço, em área central do município.
Foram construídas, neste primeiro momento, sete tendas, além da opção de apresentação dos produtos em espaços adicionais. A expectativa é de que até maio de 2025 mais três tendas sejam edificadas.
Junto à Praça Viru Kliemann, os 15 feirantes comercializam semanalmente, às sextas-feiras, das 8h30 às 15h30, produtos como peixes, ovos, frango, mel, vinho, cachaça, mandioca, melado, morango, panificados, arroz, feijão, batata-doce, laranja, hortaliças, artesanato e flores.
Caibaté se destaca em relação à agroindustrialização, atualmente existem no município nove agroindústrias legalizadas, inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Outras três já estão cadastradas no Peaf-RS e em vias de conquistar a legalização, além de mais dois empreendimentos em fase de construção.