8.3 C
Rio Grande do Sul
segunda-feira, julho 1, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Onda de Frio Polar Traz Risco de Chuva Congelada ao Rio Grande...

Onda de Frio Polar Traz Risco de Chuva Congelada ao Rio Grande do Sul

Temperaturas despencam e previsão indica possibilidade de precipitação invernal na Serra Gaúcha e Região Sul; geada deve atingir outras áreas do estado.

Uma massa de ar frio de origem polar trará uma onda de frio intenso ao Rio Grande do Sul, com risco de chuva congelada.

Segundo o boletim meteorológico divulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), os próximos dias serão marcados por temperaturas muito baixas e pouca precipitação em todo o estado gaúcho.

Neste sábado (29), as temperaturas continuarão a cair ao longo da tarde e da noite em todo o Rio Grande do Sul.

O boletim indica que o deslocamento de um anticiclone migratório “promoverá o aporte de umidade marítima do Rio da Prata”, aumentando a nebulosidade, especialmente na Região Sul do Estado.

“Isso pode criar uma probabilidade de precipitação invernal, como chuva congelada, grânulos de gelo ou até mesmo neve em pontos mais altos e isolados na Região Sul e na Serra Gaúcha”, destacou o boletim da Seapi.

No domingo (30), a probabilidade de precipitação invernal continuará durante a madrugada, mas apenas na Serra Gaúcha devido ao mesmo mecanismo de transporte de umidade do dia anterior.

Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, o maior risco é a ocorrência de geada. Durante o dia, o tempo permanecerá firme e gelado em todo o estado.

Para os primeiros três dias da semana, a previsão é de tempo firme e seco, com temperaturas em leve declínio e possibilidade de chuva fraca apenas na quarta-feira (3) no Rio Grande do Sul.

Na segunda-feira (1º), o anticiclone migratório, que já estará mais deslocado sobre o Oceano Atlântico, manterá o tempo firme no Rio Grande do Sul, com temperaturas mais amenas. Na terça-feira (2), o dia começará gelado, e a massa de ar frio e seco continuará sobre o estado.

Na quarta-feira, conforme o boletim, um fluxo de umidade criará condições para a ocorrência de chuva nas regiões da Serra, Metropolitana e Norte do Rio Grande do Sul.

“Para os próximos sete dias, os prognósticos indicam chuvas de pequeno volume, principalmente nas regiões da Serra, Campos de Cima da Serra e Alto Uruguai, com volumes de até 5 mm”, afirmou a Seapi.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br