18.6 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, outubro 16, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Papa Francisco Gera Polêmica ao Supostamente Rejeitar Admissão de Homossexuais em Seminários

Papa Francisco Gera Polêmica ao Supostamente Rejeitar Admissão de Homossexuais em Seminários

Declarações durante Reunião com Bispos Italianos Levantam Debate sobre Orientação da Igreja Católica

Uma declaração atribuída ao Papa Francisco durante uma reunião com bispos italianos na última segunda-feira, 20, levantou polêmica ao sugerir uma recusa na admissão de homossexuais em seminários devido ao que teria chamado de “viadagem” excessiva em algumas instituições.

O suposto comentário teria sido feito durante uma sessão de uma hora e meia que cobriu uma gama de tópicos, incluindo a admissão de “seminaristas homossexuais”, assunto debatido há meses entre os líderes religiosos.

A orientação anterior, emitida pelo Dicastério para o Clero em 2005 e reiterada em 2016, sob os papados de Bento XVI e Francisco, respectivamente, proibia a admissão de candidatos com “tendências homossexuais profundamente enraizadas” nos seminários. No entanto, a interpretação dessas diretrizes levantou questões sobre o que constitui uma “tendência profundamente enraizada”.

Durante o debate entre pontos de vista progressistas e conservadores, os bispos italianos propuseram uma abordagem que distinguia entre atos e inclinações homossexuais, enfatizando o requisito de celibato para todos os seminaristas, independentemente de sua orientação sexual. Isso abriria a porta para candidatos comprometidos com o celibato, independentemente da orientação sexual.

No entanto, durante a reunião, o Papa Francisco, que anteriormente demonstrara resistência à admissão de homossexuais nos seminários, teria rejeitado firmemente a ideia, empregando a expressão “viadagem” ao discutir a possibilidade de candidatos gays.

A suposta resposta do Pontífice provocou surpresa entre os bispos, embora alguns tenham relatado que as observações foram recebidas com risos de incredulidade, atribuídos à língua não nativa do Papa.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br