Uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína através da rota Bolívia-Paraguai-Brasil, com emprego de aeronaves, foi alvo da operação Manifest deflagrada na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal de Caxias do Sul. O grupo atuava na logística de transporte aéreo de cocaína para a facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

Cerca de 150 policiais federais cumpriram 15 mandados judiciais de prisão preventiva e outros 30 mandados de busca no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Roraima e no Distrito Federal.

A ação ocorreu nas cidades de Vacaria (RS), Passo Fundo (RS), Carazinho (RS), Balneário Camboriú (SC), Itajaí (SC), Bombinhas (SC), Porto Belo (SC), Chapecó (SC), Navegantes (SC), Guaratuba (PR), Bandeirantes (PR), Assis Chateaubriand (PR), Goiorê (PR), Ferraz Vasconcelos (SP), Uberlândia (MG), Ponta Porã (MS), Boa Vista (RR) e Brasília (DF).

Houve ainda a execução de ordens judiciais para bloqueio de imóveis e contas bancárias, além de sequestro e apreensão de dez aeronaves e outros veículos e bens.

As investigações começaram em dezembro do ano passado a partir de um acidente aéreo ocorrido no município gaúcho de Muitos Capões. Na ocasião, o avião utilizado para transportar a droga teve avarias no momento do pouso e permaneceu escondido em meio a uma plantação por cerca de uma semana.

Os policiais federais identificaram que a organização criminosa é formada por empresários do setor de aviação agrícola, advogados, pilotos e indivíduos ligados ao PCC. Estão sendo apurados os crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV