Uma operação realizada pela Polícia Civil de Canoas desarticulou um esquema especializado no roubo e furto de MacBooks, com os aparelhos sendo receptados sob encomenda e enviados para compradores em outros estados. A ação, que resultou na recuperação de oito computadores portáteis de alto desempenho, aconteceu nesta sexta-feira (6), no desfecho da primeira fase da Operação Sistema Fechado.
Segundo o delegado Rodrigo Caldas, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Canoas, a investigação foi desencadeada após uma série de roubos e furtos de MacBooks registrados na região. Durante três meses de apuração, os policiais rastrearam os dispositivos furtados e descobriram a conexão com um lojista e pelo menos cinco criminosos responsáveis pelos delitos, que ocorreram na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Vale do Taquari.
A investigação foi intensificada após uma das vítimas denunciar um caso de extorsão, onde exigiam dinheiro para devolver o MacBook furtado. A remessa de uma carga de notebooks foi interceptada pela polícia, antes de ser despachada para outros estados. Na carga, foram encontrados os oito aparelhos, totalizando aproximadamente R$ 100 mil em produtos de roubo e furto.
Até o momento, ninguém foi preso. As investigações continuam, conforme informou o delegado Caldas, que destacou a operação como um importante passo para combater esse tipo de crime na região.