8.4 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 6, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Servidor Público Condenado por Divulgação de Símbolos Nazistas nas Redes Sociais

Servidor Público Condenado por Divulgação de Símbolos Nazistas nas Redes Sociais

Juiz da 1ª Vara Federal de Rio Grande (RS) impõe pena ao réu por postagens consideradas ilícitas; Instagram é exceção à condenação.

A 1ª Vara Federal de Rio Grande (RS) condenou um servidor público por ter divulgado símbolos nazistas em suas redes sociais. A sentença, emitida em 1º de julho pelo juiz Adérito Martins Nogueira Júnior, decorreu de duas postagens feitas pelo acusado: uma no Facebook, em dezembro de 2018, e outra no Instagram, em dezembro de 2022.

O Ministério Público Federal (MPF) moveu a ação alegando que as publicações continham a cruz suástica e que o réu tinha plena consciência da ilicitude de seu conteúdo. O juiz observou que a postagem no Facebook, que permaneceu visível até março de 2024, replicava fielmente o símbolo nazista em um contexto festivo de Natal, sem qualquer contextualização que afastasse a promoção de ideais nazistas.

Embora tenha absolvendo o réu pela postagem no Instagram, o juiz considerou que a postagem no Facebook configurou a divulgação de símbolos nazistas, aplicando uma pena de dois anos e quatro meses de reclusão em regime aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária, conforme previsto no Código Penal.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br