16.7 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, outubro 2, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -STF Anula Decisões Contra Eduardo Paes em Caso de Corrupção e Caixa...

STF Anula Decisões Contra Eduardo Paes em Caso de Corrupção e Caixa 2

Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal determina que acusações ligadas às eleições de 2012 sejam julgadas pela Justiça Eleitoral; delações apontam desvio de recursos em obras do Museu do Amanhã e Porto Maravilha.

Todas as decisões da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro sobre as acusações de “caixa 2” e corrupção passiva contra Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, foram anuladas pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria dos ministros decidiu que a Justiça Federal não tem competência para julgar casos relacionados às eleições municipais de 2012. A ordem foi para que os documentos do caso sejam enviados à Justiça Eleitoral.

A decisão, tomada na sessão virtual que terminou em 28 de junho, foi divulgada ontem à noite pelo STF, no contexto de recursos e referendo de liminar na Petição (PET) 8216.

O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, determinou que os eventos estão ligados a supostas irregularidades nas campanhas eleitorais do prefeito pelo seu antigo partido, o PMDB. Mesmo com a presença de crimes comuns nas ações atribuídas a Paes, a conexão estabelecida pelos acordos de delação premiada com os delitos previstos no Código Eleitoral é clara.

Integrantes da empreiteira OAS, em delações premiadas, indicaram Paes como alvo de negociações para desvio de recursos destinados ao financiamento eleitoral, provenientes de obras como o Museu do Amanhã e o Porto Maravilha.

A decisão também estipulou que o prefeito do Rio de Janeiro possa acessar os depoimentos de seus delatores que o incriminem, desde que já estejam documentados e não estejam relacionados a investigações em andamento que possam ser comprometidas. As informações são do Diário do Poder.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br