TJRS participa do Dia de Mobilização do Homem Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Em um ano de pandemia, marcado pelo aumento da violência doméstica e do feminicídio, esse dia ganha ainda mais relevância, sinalizando a importância de uma atitude dos homens frente ao problema.
A data, instituída em 2007 pela Lei 11.489, remete a uma tragédia ocorrida 1989 no Canadá. Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da escola politécnica, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres.
O rapaz suicidou-se em seguida e deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.
O crime motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco, como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência.
O movimento cresceu e chegou ao Brasil, para que os homens também promovam a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e uma nova visão da masculinidade.
A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRS atua para agilizar o julgamento destas ações e em programas preventivos, de reeducação e de apoio às vítimas.
Conheça o trabalho do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul em www.tjrs.jus.br/novo/violencia-domestica/
Diga não à violência contra a mulher. Denuncie! Disque 180.