O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil pode crescer 3% até o final do ano. “O Brasil tá condenado a crescer”. Para Guedes, o crescimento econômico pode garantir um aumento de salário para o funcionalismo público “mais pra frente”.
Segundo o Ministro, o Brasil passou por uma reforma administrativa “invisível” e teve um governo austero com a digitalização de serviços, redução de custo da máquina e três anos sem reajuste salarial para servidores públicos. Ele ponderou sobre dar um aumento de salários “mais pra frente, certamente faremos”, caso haja melhora na economia.
O ministro também afirmou que a taxa de desemprego cairá para 8% até o final do ano e que, no futuro, o IPI será reduzido até ser extinguido. Guedes apontou que a crise econômica na Argentina, a tragédia de Brumadinho, a pandemia e a Guerra na Ucrânia foram os principais fatores que atrapalharam o PIB brasileiro nos últimos anos.
O ministro palestrou sobre o atual Cenário da Economia Brasileira, em evento da Associação Comercial de São Paulo das distritais da Mooca, São Miguel, Penha e Tatuapé, todos bairros da zona leste da capital paulista.