SALA DO EMPREENDEDOR DE HORIZONTINA RECEBE SELO OURO

FONTE: Imprensa HZ

A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade
Seguindo os protocolos de distanciamento indicados pelos órgãos de saúde, a Sala do Empreendedor de Horizontina recebeu o Selo Ouro. A certificação é a etapa final de um processo iniciado há mais de cinco meses. Durante este período, as atividades envolveram diferentes etapas como bate-papos online, apresentação de cases, esclarecimento de dúvidas, autodiagnóstico e avaliação. A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.
O processo começou com bate-papos online envolvendo as Salas, entre 15/07 e 19/08. Nestes encontros virtuais, foram compartilhados cases bem-sucedidos para servir de inspiração aos demais e para mostrar como é o funcionamento e o que pode ser implementado. As Salas interessadas em participar da certificação tiveram prazo até 25/09 para se inscreverem à certificação. A segunda etapa foi o autodiagnostico que consiste em responder a algumas questões acessando o link disponibilizado.
Posteriormente, houve uma rodada de entrevistas virtuais com o Sebrae RS e a FNQ, que se estendeu de 13/10 até 12/11.
O Prefeito de Horizontina Antônio Lajús agradeceu a história de colaboração do Sebrae RS durante o seu Governo e parabenizou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde abriga-se a Sala do Empreendedor de Horizontina. Paulo Renato Leowenthal, secretário da pasta, ressalta a modernização, a atualização e desburocratização do trabalho feito. “O Sebrae é parte dessa história que permitiu a modernização, qualificação e resultados positivos.
O Analista de Articulação Territorial do Sebrae RS na Região Noroeste, Claudiomiro Reis, parabenizou Horizontina e a Sala do Empreendedor: “É uma grande conquista pelo trabalho com qualidade realizado neste espaço destinado para as empresas. Temos a certeza de que é um grande marco na história do município e que perpetuará pela grande entrega feita para a comunidade. Agradeço imensamente pela dedicação e responsabilidade de todos que se envolveram neste grande feito.”
“Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos. Com isso, facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade.
SAIBA MAIS
Para certificação das Salas do Empreendedor são avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas pelo link disponibilizado pela FNQ. Depois são realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem os critérios pré-estabelecidos recebem a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisam oferecer pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Micro Empreendedor Individual).
Para alcançar o selo Prata, além dos pré-requisitos do selo Bronze, são exigidos mais seis serviços intermediários de uma lista de oito opções, como por exemplo o atendimento do Corpo de Bombeiros, orientação para participação nas compras públicas e oferta de microcrédito.
Já para ser Ouro, caso de Horizontina além dos pré-requisitos para os níveis básico e intermediário, é exigido das Salas do Empreendedor o oferecimento de pelo menos mais três serviços avançados de uma lista de quatro opções, coworking, assessoria jurídica, atendimento virtual e alvará online.