Santo Cristo vive momento de escassez de água

Na Vila Sírio a baixa vazão dos poços fez com que a gestão municipal contratasse um caminhão tanque de nove mil litros para transportar água. / Fonte: Jornal Noroeste

O município de Santo Cristo (RS) estava com a expectativa de que a chuva resolvesse a escassez de água, porém os volumes das últimas precipitações não conseguiram compensar os efeitos da seca em algumas localidades.

Os prejuízos causados pela estiagem motivaram a decretação de situação de emergência em Santo Cristo em 2020. Para combater os estragos foram realizados trabalhos de limpeza de açudes e abertura de bebedouros para consumo de animais, especialmente do gado leiteiro no município.

Na localidade da Vila Sírio, por exemplo, a baixa vazão dos poços fez com que a gestão municipal, como ação emergencial, contratasse o transporte de água por caminhão tanque de 9 mil litros. O transporte é realizado pela empresa Brixner Transportes Rodoviários de Carga ao preço de R$ 190,00 por carga. O abastecimento do caminhão ocorre na caixa d’água do parque de eventos.

Enquanto o suprimento de água é feito dessa forma emergencial, o setor de obras projeta a perfuração de mais um poço próximo à vila Sírio. Em breve, o pedido de contratação de empresa para essa finalidade deverá ser encaminhado para licitação.