Assembleia inova para manter a promoção da cultura e dos artistas gaúchos

Luiz Osellame | Solar dos Câmara - Edição: Letícia Rodrigues - Foto: Reprodução / TV ALRS / © Agência de Notícias

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Cultura, atua permanentemente na promoção e incentivo à produção e fruição cultural, oferecendo à sociedade acesso à arte e à cultura. Embora tenhamos vivido um ano atípico devido à pandemia do Covid-19, o Parlamento gaúcho buscou inovar nas formas de se aproximar da sociedade, com iniciativas inovadoras que valorizassem os nossos artistas.

Durante o ano de 2020, o Parlamento gaúcho, entidades e organizações da sociedade se integraram para fomentar o desenvolvimento cultural, científico, econômico, educacional, ambiental e social do estado, com a realização de certames destinados à valorização de iniciativas que gerem desenvolvimento sustentável e melhoria na qualidade de vida da população.

Projeto Sarau do Solar – 27 anos de espetáculos musicais

Reconhecido e premiado, o Sarau do Solar da Assembleia Legislativa foi criado em 1993 com o objetivo de promover espetáculos musicais com periodicidade quinzenal e com entrada franca, em temporada que se estende de março a dezembro de cada ano. O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

Os objetivos do Projeto Sarau do Solar são estimular a pluralidade da produção gaúcha e propiciar acesso universal às mais variadas expressões da cultura musical local, regional, nacional e internacional. As apresentações, que contemplam diversos gêneros, são realizadas na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, com edições especiais no Teatro Dante Barone e no jardim do Solar.

Em decorrência da pandemia do COVID 19, e ratificando seu apoio à classe artística do Rio Grande do Sul, o Sarau do Solar inovou e passou a produzir espetáculos musicais virtuais, transmitidos pela TV Assembleia e canais de mídias sociais. Com uma produção esmerada, o Sarau do Solar virtual levou aos palcos dezenas de artistas classificados em edital público e que representam os mais variados gêneros e ritmos musicais.

Saraus Especiais também foram produzidos para ocasiões festivas e datas comemorativas, como  a abertura da temporada 2020, homenagem aos 162 anos do Theatro São Pedro e Semana da Consciência Negra, entre outros.

A abertura da Temporada 2020 do Sarau do Solar da Assembleia Legislativa aconteceu  no dia 3 de junho, com o espetáculo virtual ANAADI canta CLARA, um tributo à Clara Nunes. No repertório canções de Paulo Cesar Pinheiro, Sivuca e Vinicius de Moraes.

O segundo Sarau do Solar virtual de 2020 aconteceu em 18 de junho, tendo como atração a cantora Valéria, com o espetáculo “Felizes”. O espetáculo,  em sua maioria, feito de canções de Milton Nascimento e de alguns de seus parceiros de composição, interpretadas por Elis Regina.

A música instrumental de Cristian Sperandir Trio foi atração do Sarau do Solar virtual de 2 de julho. trio busca uma nova sonoridade em cima da já consolidada formação instrumental, através de novos arranjos e roupagens para temas variados que transitam pelo rock, new Standards, música brasileira e nativa do sul, dentre outros, mas principalmente com fragmentos do jazz.

O quarto Sarau do Solar virtual da temporada 2020, realizado no dia 16 de julho. O espetáculo de uma hora de duração apresentou canções cheias de texturas feitas por efeitos de guitarra, a sonoridade peculiar do contrabaixo acústico e uma bateria com elementos rítmicos minimalistas, além da voz suave de João Ortacio e de seus violões folk de 12 cordas.

A Assembleia Legislativa RS homenageou os 162 anos do Theatro São Pedro com dois especiais do Sarau do Solar, realizado nas dependências do Theatro. As atrações foram a soprano Cristina Sorrentino, com espetáculo  “Clássicos e Canções do Sul”,  e o Tambo do Bando, no dia 31 de julho. O espetáculo “Tambo do Bando 30 Anos” apresentou a trajetória musical do grupo.

O Sarau do Solar virtual de 30 de julho, apresentou o espetáculo “Espiral”, com Neuro Júnior. O show é um aglomerado de composições feitas em homenagem a pessoas, lugares e situações. Entre as personalidades homenageadas por Neuro estão os violonistas Agustín Barrios e Yamandú Costa.

A performance cênico musical “Violeta Parra – Uma Atuadora”  foi a atração do Sarau do Solar virtual de 13 de agosto. Com repertório de Violeta Parra, o espetáculo se solidariza com o povo chileno neste momento de luta por melhores condições de vida. O repertório mistura o andino com ritmos brasileiros na voz da atuadora Tânia Farias e do violonista e compositor Mário Falcão.

Considerado um dos principais pianistas do país, Luciano Leães fez o Sarau do Solar virtual de 27 de agosto, no Memorial do Legislativo. O repertório apresentado fez um apanhado geral da história do piano blues, passando pelo R&B e Jazz, além de composições próprias.

O Sarau do Solar Especial abertura da Primeira Semana Farroupilha virtual da Assembleia Legislativa RS -7 a 18 de setembro – , dia 3 de setembro, ao vivo  do Teatro Dante Barone, recebeu o cantor e compositor missioneiro Angelo Franco com o show “Da Cepa ao Eterno”.

O Sarau do Solar virtual do dia 24 de setembro, apresentou  o show  “Inteira”, com Marietti Fialho, acompanhada pelos músicos Cláudio Costa e  Márcio Bandeira. Marietti Fialho comemora seus 30 anos de carreira e  interpretou composições inéditas e releituras, músicas de sua herança, ancestralidade e influências.

O Sarau do Solar virtual de 8 de outubro, na Sala da Música do Multipalco, recebeu o músico, cantor e compositor Daniel Debiagi com o show  “Sem Chover em Teus Olhos”. O espetáculo performático teve a participação do pianista Jackson Spindler.

A  atração do Sarau do Solar virtual de 15 de outubro foi o show Acústico Izmália. A cantora e compositora  apresentou toda sua versatilidade em versões acústicas de suas composições autorais e clássicos da música moderna como: Beatles, Amy Winehouse, Rita Lee e Cássia Eller, entre outros.

 

O pianista, compositor e produtor musical Fernando Corona foi a atração do Sarau do Solar virtual de 22 de outubro, com o show “Por Aí”. Acompanhado pelos músicos Nico Bueno (contrabaixo) e Mano Gomes (bateria),  Fernando Corona (piano e voz) apresentou um repertório baseado numa mistura entre canções sulistas, ritmos brasileiros e jazz.

 

Tamiris Duarte apresentou no Sarau do Solar virtual de 5 de novembro um show parte instrumental e parte cantado, com arranjos inéditos que contemplaram melodias tradicionais de manifestações culturais afro-brasileiras e também composições originais.

 

A banda 50 Tons de Pretas, com o espetáculo “A Mais Pura Verdade”  foi a atração do Sarau do Solar virtual Especial da XI Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho, no dia 19 de novembro. Formada por Dejeane Arruée (vocal, trombone), Graziela Pires (vocal), 50 Tons de Pretas mescla muito bem um apanhado de referências que traçam um diálogo aberto com o pop, o samba, o rock e a música popular brasileira como um todo.

 

O Sarau do Solar Especial de encerramento da temporada 2020, no dia 3 de dezembro, no Teatro Dante Barone, apresentou o espetáculo musical com o Grupo de Choro Villa-Lobos. Com repertório eclético, o show  virtual foi transmitido pela TV Assembleia e pelas mídias sociais do Parlamento gaúcho.

 

Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas 2020

O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcho de Curtas é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, firmada por meio de Termo de Acordo de Mútua Colaboração, com a interveniência da Autarquia Municipal de Cultura e Turismo de Gramado – Gramadotur.

 

Os finalistas da 17ª edição foram definidos após 113 inscrições de 17 municípios. Porto Alegre teve o maior número de inscritos, com 60 títulos, seguida por Pelotas, com 12.  Além do troféu, os vencedores recebem prêmios em dinheiro – R$ 8 mil para o melhor filme e R$ 4 mil para cada uma das demais categorias.

 

O grande vencedor como Melhor Filme é “Construção”, de Leonardo da Rosa, que também leva para a casa o prêmio de Melhor Direção e Melhor Montagem para André Berzagui e Arthur Amaral. Construção narra a história de Andréia que depois de despejada de sua casa volta para a comunidade de Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno e inicia, com a ajuda deles, a construção da casa própria.

 

“Deserto Estrangeiro”, de Davi Pretto, venceu em três categorias: Melhor Ator, para Mauro Soares, Melhor Atriz para a atriz e performer portuguesa Isabél Zuaa, que também participa do longa brasileiro em competição “Um animal amarelo”, e Melhor Fotografia, para Luciana Baseggio.

 

A Comissão Organizadora do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas é integrada por representantes do Parlamento gaúcho,  Gramadotur/Prefeitura Municipal de Gramado, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS), Fundação Cinema RS (FUNDACINE), Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (SIAV-RS), Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e Instituto Estadual de Cinema (IECINE).

 

A Comissão de Seleção foi composta pelo diretor e roteirista Lucas Cassales, pela produtora Tatiana Behar, pelo publicitário e servidor da Assembleia Legislativa Rafael Severo, pelo crítico Yuri Correa, e pela produtora Gisele Hiltl foi a responsável por escolher os 19 concorrentes que foram exibidos no serviço de streaming do Canal Brasil.

 

O júri foi formado pelo jornalista, crítico e pesquisador Adriano Garret, pela cineasta e professora universitária Karla Holanda, pelo produtor executivo Fernando Dias, pela atriz, educadora e presidenta da Academia Paraibana de Cinema, Zezita Matos e pela produtora cultural e diretora do Icumam Cultural e Instituto Maria Abdalla teve a responsabilidade de escolher os vencedores da noite.

 

Vencedores do 17º Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas

⦁ Melhor Filme

Construção, de Leonardo da Rosa

⦁ Melhor ator

Mauro Soares, por Deserto Estrangeiro

⦁ Melhor Atriz

Isabél Zuaa, por Deserto Estrangeiro

⦁ Melhor Direção

Leonardo da Rosa, por Construção

⦁ Melhor Roteiro

Richard Tavares, por Desencanto

⦁ Melhor Fotografia

Luciana Baseggio, por Deserto Estrangeiro

⦁ Melhor Montagem

André Berzagui e Arthur Amaral, por Construção

⦁ Melhor Direção de Arte

Alice Sperb e Thiago Dorsch, por Sopa Noir

⦁ Melhor Música (Trilha Sonora)

Valmor Pedretti, por Magnética

⦁ Melhor Edição de Som (Desenho de Som)

Gabriel Portela, por Letícia Monte Bonito 04

⦁ Melhor Produção Executiva

Matheus Heinz, por Lacrimosa

⦁ Prêmio da Crítica

Fragmentos ao Vento 1945, de Ulisses Da Motta

⦁ Menção Honrosa

Construção, de Leonardo da Rosa

⦁ Prêmio Especial do Júri

O que pode um corpo?, Victor Di Marco e Márcio Picoli

 

Prêmio Líderes e Vencedores 2020

O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), e a presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul, Simone Leite, entregaram, no 10 de outubro,  a estatueta Magis aos 17 agraciados pelo Prêmio Líderes e Vencedores 2020. Pela primeira vez, a cerimônia de entrega ocorreu de forma híbrida com a presença no Teatro Dante Barone apenas dos vencedores, convidados e  dirigentes do Parlamento gaúcho e da Federasul. O público acompanhou pela TV Assembleia, Youtube e redes sociais.

 

O presidente da Assembleia afirmou que o prêmio representa a celebração do Rio Grande que dá certo. “Ao reconhecer essas pessoas e iniciativas, estamos enviando uma importante mensagem à sociedade gaúcha: bem ao nosso lado, estão sendo feitas ações que transformam realidades e melhoram a vida da nossa gente. É uma mensagem de esperança e, também, de confiança no futuro”, ressaltou.

 

Para Simone Leite, o prêmio é um incentivo a projetos que representam um novo Brasil. “Hoje estão sendo premiados aqueles que, com muita ética e criatividade, contribuíram para a construção de um ambiente menos desigual e promoveram transformações nas vidas dos gaúchos. Estamos premiando o Brasil que todos queremos”, definiu.

 

O governador Eduardo Leite ressaltou que o prêmio é o reconhecimento à persistência, perseverança e resiliência dos gaúchos em um ano extraordinário, marcado por uma pandemia. “A pandemia não estava nos planos de ninguém. Mesmo assim, decisões tiveram que ser tomadas para preservar vidas”, apontou, lembrando que o Rio Grande do Sul sairá da crise sanitária com a capacidade do sistema hospitalar duplicada e com o menor índice de letalidade da Covid-19 registrado no Brasil.

 

Instituído para destacar o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais importantes  para o Rio Grande do Sul, o prêmio está em sua 26ª edição. Neste ano, 225 indicações de jornalistas gaúchos disputaram a honraria. Foram 81 indicações na categoria Sucesso Empresarial; 52 no Destaque Comunitário; 42 na Expressão Cultural; 27 na Referência Educacional e 23 no Mérito Político.

 

Vencedores do Prêmio  Líderes e Vencedores 2020

Expressão Cultural

⦁ Adriana Calcanhoto – cantora

⦁ Fundarte – Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Montenegro)

⦁ Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas (Pelotas)

Destaque Comunitário

⦁ Cufa Sapucaia do Sul – Central Única das Favelas (Sapucaia do Sul)

⦁ Brothers in Arms: Voluntários contra a Covid-19 (Porto Alegre)

⦁ Clovis Tramontina (Carlos Barbosa)

Sucesso Empresarial

Líder Empresarial*

⦁ Daniel Randon – CEO Empresas Randon (Caxias do Sul)

⦁ Gilberto Porcello Petry – diretor-presidente Weco S/A (Porto Alegre)

Micro e Pequena Empresa

⦁ Vó Enery Alimentos – (Veranópolis/RS)

Média e Grande Empresa

⦁ Expodireto Cotrijal (Não-Me-Toque/RS)

*A subcategoria Líder Empresarial conta, nesta edição, com dois agraciados, pois houve empate. De acordo com o regimento são três vencedores por categoria

Mérito Político

⦁ Luis Carlos Heinze – senador (Progressistas/RS)

⦁ Osmar Terra – deputado federal (MDB/RS)

⦁ Pedro Westphalen – deputado federal (Progressistas/RS)

Referência Educacional**

⦁ Projeto Reinaldo Voluntário – Escola Estadual Reinaldo Cherubini (Nova Prata)

⦁ Apae Igrejinha – Escola de Educação Especial Raio de Luz (Igrejinha)

⦁ EPD Vila Cruzeiro – Escola Preparatória de Dança (Porto Alegre)

⦁ StartSe – (Porto Alegre/São Paulo)

** Categoria Referência Educacional consta, nesta edição, com dois agraciados, pois houve empate. De acordo com o regimento são três vencedores por categoria

 

Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2020

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou o Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2020. A finalidade da distinção é reconhecer e valorizar o trabalho de artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha.

 

O  Prêmio Vitor Mateus Teixeira foi entregue na dia 17 de dezembro, no Teatro Dante Barone da ALRS, com apresentação musical de Luiz Carlos Borges. Cada parlamentar fez suas indicações nas 20 categorias da premiação.

 

Agraciados

Cantor: Neto Fagundes

Cantora: Shana Muller D

eclamador: Marco Antônio Xiru Antunes

Declamadora: Liliana Cardoso

Trovador: Rivail da Silva

Trovadora: Tete

Compositor(a): Luiz Carlos Borges

Instrumentista: Pedro Kaltbach

Arranjador(a): Luciano Maia

Pajador(a): Pedro Junior da Fontoura

Produtor(a) Musical: Juliano Gomes

Capa de Disco: Jaguaretês – Luiz Carlos Borges canta Telmo de Lima Freitas (arte-finalistas): Andressa Camargo e Felipe Constant

Veículo de divulgação de artista gaúcho(a): Blog do Leo Ribeiro – Leo Ribeiro de Souza

Cineasta: Gabriela Richter Lamas

Grupo de Show: Quarteto Coração de Potro

Grupo de Baile: Regis Marques e Grupo Rodeio

Grupo de Dança Gaúcha: Invernada do CTG Tiarayu Bandinha

Típica Alemã: Goela Seca Conjunto ou Intérprete de Música Teuto-rio-grandense: Banda Fritz4

Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense: Os Gringos da Mata Grande

A comissão julgadora foi formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS – SICOM/RS; Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul; Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG; Fundação Vitor Mateus Teixeira; e do Departamento de Cultura da ALRS.

 

Semana Farroupilha 2020

A Primeira Semana Farroupilha virtual da Assembleia Legislativa RS – 7 a 18 de setembro – levou ao palco grandes nomes da música do Rio Grande do Sul. Em espetáculos virtuais transmitidos pela TV Assembleia e mídias sociais, apresentaram-se artistas como o cantor e compositor missioneiro Angelo Franco com o show “Da Cepa ao Eterno” (03/09); Mauro Moraes e Luiz Carlos Borges (07/09); Flávio Hansen e Wilson Paim (08/09); Elton Saldanha e Gaúcho da Fronteira (09/09); Paquito e Jóia e  Tchê Guri (10/09); – Vinícius Brum e Os fagundes (11/09); Cipreste Farroupilha e Érlon Péricles (14/09); Sarau parlamentar (15/09); Sergio Rojas e Os Serranos (16/09); Marcelo Oliveira e Guri de Uruguaiana (17/09); Maria Luiz Benitez e Dante Ramon Ledesma (18/09).

 

XI Semana da Consciência Negra 2020

A XI Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa – 14 a 20 de novembro –  Consciência Negra: A Roda da Vida – Ancestralidade, Territórios e Bem Viver,  apresentou uma série de atividades alusivas à data e em homenagem a figuras destacadas da arte e da cultura negra do Rio Grande do Sul.

 

No dia 14 de novembro foi realizado o Sarau “Roda da Vida: ancestralidade, palavra, literatura”, que integrou a programação especial da Feira do Livro Virtual.

 

Um Sarau do Solar Especial, comemorativo da Semana da Consciência Negra, com a Banda 50 Tons de Pretas foi realizado no dia 19 de novembro, ocasião em que foram entregues o Troféu Carlos Santos e a Medalha Zumbi dos Palmares.

 

O Iº Webnário Inter-Regional da Diversidade, realizado no dia 20 de novembro, reuniu representantes da 5ª Coordenadoria de Educação/Pelotas – Profª Sandra Ávila e Profª Rosane Coelho; 10ª Coordenadoria de Educação/Uruguaiana – Profª Judith O. Gimenez López e 18ª Coordenadoria de Educação/Rio Grande – Profª Gisele Maria Rodrigues Machado.

 

Prevista para ocorrer no dia 20 de novembro, a Marcha Virtual Zumbi/Dandara – A Roda da Vida Pelo Bem Viver, foi transferida em virtude da morte de João Alberto Silveira de Freitas (Nego Beto), assassinado nas dependências do Carrefour, em Porto Alegre, no dia da Consciência Negra. No dia 27 de novembro, foi realizada a Marcha Virtual Zumbi/Dandara. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia e mídias sociais do Parlamento gaúcho.

 

Distinções

Neste ano, em razão das restrições relativas a isolamento social, não foi realizada a Sessão Solene da Semana da Consciência Negra. Assim, a homenagem e entrega dos prêmios ocorreu no Sarau do Solar Especial, que foi transmitido virtualmente e sem presença de público, no dia 19 de novembro.

 

O Troféu Deputado Carlos Santos, criado pela Resolução nº 3.045/2009, que instituiu a Semana da Consciência Negra na Assembleia Legislativa, é uma homenagem ao deputado Carlos da Silva Santos, primeiro negro a ser eleito presidente do Parlamento gaúcho e a ocupar o cargo de governador do Estado.

 

Homenageados com o Troféu Deputado Carlos Santos 2020

⦁ Yalorixá Maria de Fátima Goulart Rodrigues (Mãe Fátima de Oxalá)

⦁ Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

⦁ Tânia Regina Neves de Paula

⦁ Gabriela Cruz da Silva Lima

⦁ Dr Alan Alves Brito

 

Medalha Zumbi dos Palmares 2020

A medalha Zumbi dos Palmares foi instituída pela resolução da AL nº 3.005, de 29 de novembro de 2007, por proposição do deputado Raul Carrion, para valorizar personalidades e/ou entidades que atuaram e atuam em favor da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra.

 

Homenageados com a Medalha Zumbi dos Palmares 2020

Área Cultural

⦁ Dr Mário Augusto da Rosa Dutra

Área Política

⦁ Movimento Negro Unificado do Rio Grande do Sul

Área Social

Elisabeth de Almeida Marques