17.1 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, outubro 16, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -ONU Prorroga Mandato de Investigação sobre Violações de Direitos Humanos na Venezuela

ONU Prorroga Mandato de Investigação sobre Violações de Direitos Humanos na Venezuela

Resolução, aprovada com 23 votos a favor, foca na repressão pós-eleitoral e reafirma o compromisso da comunidade internacional em monitorar a situação crítica no país.

A missão da ONU que investiga violações de direitos humanos na Venezuela teve seu mandato prorrogado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. A resolução foi aprovada com 23 votos a favor, 6 contra e 18 abstenções, incluindo a do Brasil.

A proposta foi apresentada por países como Argentina, Chile, Equador, Guatemala, Paraguai e Uruguai, além de organizações de direitos humanos como a Human Rights Watch (HRW).

Estabelecida em 2019, a missão tem como objetivo examinar as violações de direitos humanos na Venezuela desde 2014. O mandato já havia sido estendido em 2020 e 2022, e, em setembro deste ano, recebeu um novo pedido de prorrogação.

Cuba, Belarus e Rússia tentaram encerrar as investigações através de emendas ao texto original, mas suas propostas foram rejeitadas.

Além do Brasil, outros países, como Bangladesh, Benin, Burundi, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Honduras, Índia, Indonésia, Cazaquistão, Kuwait, Quirguistão, Malásia, Maldivas, Catar, África do Sul e Emirados Árabes Unidos, também se abstiveram de votar.

O novo pedido de extensão do mandato inclui a investigação da repressão no país após a eleição presidencial deste ano, na qual Nicolás Maduro foi declarado reeleito, apesar das críticas à falta de transparência no processo.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br