14.2 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, maio 3, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Ação do Partido Novo no STF busca anular MP de reoneração de...

Ação do Partido Novo no STF busca anular MP de reoneração de Lula: Argumento baseado na violação da separação de poderes e decisão do Congresso Nacional

No dia 9 de janeiro, a liderança nacional do Partido Novo protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), buscando a suspensão da Medida Provisória (MP) do Governo Lula que aborda a reoneração da folha de pagamento de 17 setores econômicos.

O Partido Novo sustenta perante o STF que a emissão da MP viola o princípio da separação de poderes, uma vez que o tema foi objeto de um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional.

Após o veto de Lula, houve a rejeição desse veto em uma sessão conjunta entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Eduardo Ribeiro, presidente do Novo, argumentou: “Essa MP está integralmente comprometida e não deve prevalecer. O Congresso já analisou e tomou uma decisão inequívoca sobre o assunto, independentemente de concordarmos ou não. Lula não deve governar por decreto, impondo sua vontade sobre o Legislativo conforme sua conveniência”.

Ele justificou que a medida acarreta insegurança jurídica para os setores impactados.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br