Avião com carga da CoronaVac deve chegar em Santo Ângelo às 13h de hoje

Fonte: Grupo Sepé

O governo do Rio Grande do Sul divulgou ontem (18) a quantidade de doses da vacina conta a Covid-19 que será enviada para cada coordenadoria regional da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que abrange Santo Ângelo e outros 23 municípios da região, irá receber 3.560 doses da vacina, que serão distribuídas nos municípios conforme a demanda de cada local.

O avião com a carga da CoronaVac está previsto para chegar ao Aeroporto Regional de Santo Ângelo às 13h de hoje (19).

Conforme o Coordenador da 12ª CRS, Iury Sommer, o número de doses enviadas para a região é muito pequeno e, por conta disso, o público alvo bem específico precisou ser definido.

Nesta primeira etapa serão imunizados os idosos que vivem em Instituições de longa permanência; os trabalhadores destas casas; além dos profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente da covid-19 e indígenas.

Para as Instituições de longa permanência haverá 561 doses disponíveis e que serão divididas e encaminhadas aos municípios conforme a demanda. Haverá 122 doses para os indígenas, moradores de Santo Ângelo e São Miguel das Missões.

Já para os trabalhadores de saúde serão destinadas 2.725 doses, também divididas conforme a necessidade de cada município. O coordenador ainda enfatiza que, devido a pequena quantidade de doses disponíveis, serão imunizados somente 34% dos profissionais, ou seja, a cada 10 trabalhadores da saúde, 3,4 serão vacinados.

“Teremos a vacina para pessoas da linha de frente, que fazem o primeiro atendimento, como enfermeiros e técnicos e para os grupos de maior risco. É claro que gostaríamos de vacinar mais pessoas, mas infelizmente é o quantitativo de vacinas que temos. Se semana que vem chegar mais, mais pessoas serão vacinadas”, destacou Iury.

A quantidade de vacinas que serão destinadas somente a Santo Ângelo não foi divulgada. Contudo, o Secretário Municipal de Saúde, Flávio Christensen, afirma que a expectativa é que a Capital Missioneira receba, pelo menos, 500 doses.