IJUÍ – Campanha Vida Rural Unidas em Quadrinhos doa cobertores para Instituto Lar Bom Abrigo

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí / Jornalista Cleuza Noal Brutti

A campanha Vida Rural Unidas em Quadrinhos, do Projeto Vida Rural, de Ijuí, doou, nesta quinta-feira (27/05), cobertores, mantas e almofadas para o Instituto Lar Bom Abrigo. As peças foram produzidas por trabalhadoras rurais de Ijuí e irão aquecer o inverno das crianças e adolescentes que vivem no Instituto.

Em torno de 250 famílias rurais se envolveram na campanha. Coube, a cada uma delas, fazer pequenos quadrados de crochê, tricô ou artesanato que, ao serem unidos, deram origem a peças coloridas, criativas e únicas, feitas por dezenas de mãos.

“Recebemos 420 quadrinhos”, comemorou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Roseli Noronha. “Foram confeccionadas seis mantas, três almofadas e dois edredons”, contou Roseli.

Os forros e as mantas acrílicas, para forrar as almofadas e cobertores, foram doados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Entramos como parceiros neste projeto”, disse a psicóloga do Cras Shirlei Hetfner.

Visivelmente emocionada, a diretora do Instituto Lar Bom Abrigo, Marli Gaspar, agradeceu. “Aqui foi colocado amor, emoção, coração. Fiquem com a nossa gratidão e com a promessa que vamos cuidar com todo carinho”, disse Marli.

Pandemia
Além de aquecer o inverno de crianças e adolescentes, a campanha também serviu para manter unidas as mulheres do meio rural de Ijuí, em isolamento social devido à pandemia causada pela covid-19.

“Alcançamos nosso grande objetivo”, disse Roseli. “Além de todo este material doado para aquecer quem precisa, mantivemos a união entre os grupos de mulheres e a motivação para o trabalho coletivo, mesmo sendo cada uma na sua casa”, resumiu a extensionista rural da Emater/RS-Ascar.

Futuro
A campanha Vida Rural Unidas em Quadrinhos deverá ter continuidade com a confecção e doação de cachecol, tocas e meias.

Projeto Vida Rural
O Projeto Vida Rural é uma política pública municipal, instituída por lei em 2001. Fazem parte do projeto, além de mulheres trabalhadores rurais de Ijuí, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).