20.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 6, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Celebração do Dia do Agricultor em Campina das Missões reforça importância dos...

Celebração do Dia do Agricultor em Campina das Missões reforça importância dos alimentos produzidas nas propriedades locais

Memórias foram resgatadas e novas foram construídas durante o 11º Encontro Dia do Agricultor e da Agricultora em Campina das Missões. A produção e o consumo de alimentos saudáveis, uma das principais atividades e contribuições sociais do agricultor, permeou diversos pontos da programação, promovida na Linha Ressaca. Realizado na última quinta-feira (25/07), o Encontro também lembrou o Dia do Colono e do Motorista, valorizando as etnias que colonizaram a região, com ênfase aos 200 anos da imigração alemã no RS, lembrado nesta data.

A celebração do Dia do Colono também está diretamente relacionada ao Dia do Agricultor Familiar, uma vez que a maioria dos imigrantes que chegaram à região se dedicou à produção de alimentos. A interação com a natureza e o reconhecimento aos antepassados já estiveram presentes no momento de acolhida e benção ecumênica, quando foram reforçados a vivência em comunidade e os cuidados com a semente, a água e a biodiversidade.

A importância dos alimentos locais para a segurança alimentar foi o tema abordado na palestra da extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Alecrim, Leonice Maria Kreutz. Ela destacou que nossa alimentação tem memória e analisou a forma como nos alimentos têm relação com nossa identidade cultural. “O ato de alimentar-se, alimentar aos outros, é um dos atos que mais reflete a riqueza e a complexidade humana. Reflete amor, criatividade, carinho, socialização, cultura, espiritualidade e religiosidade”, destacou Leonice, ao lembrar também a importância do consumo de alimentos locais, saber como este é produzido, quem plantou, a higiene e os cuidados com o manejo e o armazenamento.

Como a alimentação está diretamente ligada à saúde, Leonice, que é nutricionista, destacou as propriedades nutricionais de diversos dos alimentos presentes em propriedades rurais da região. A programação seguiu com confraternização no almoço e momento cultural

Pela tarde, foram discutidas oportunidades de acesso à informação, que podem contribuir com a saúde, redução de custos e aproveitamento do que há disponível na propriedade. Foram oferecidas três oficinas: preparo de bolo de feijão crioulo, conduzida pela nutricionista Leonice Kreutz; elaboração de sal temperado, demonstrado pela extensionista da Emater/RS-Ascar de Campina das Missões, Teresa Szast; e de aproveitamento de óleo de fritura para produção de sabão em barra, apresentada pelo chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Campinha das Missões, Antônio Jung.

A celebração do Dia do Agricultor também contou com um gesto concreto, lembrando da importância da preservação da agrobiodiversidade. Foram plantadas mudas de árvores no pátio da comunidade de Linha Ressaca e promovida troca de sementes crioulas e mudas de plantas condimentares entre os presentes.

As festividades culminaram num diversificado lanche comunitário, com a mesa farta de alimentos produzidos pelos agricultores locais.

A 11ª edição do Encontro do Dia do Agricultor e da Agricultora foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Metodista e Comunidade de Linha Ressaca, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Prefeitura.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br