Chuva beneficia feijão 2ª safra em Erechim, RS

Fonte: agroclima.climatempo.com.br/

A região de Ijuí, no Rio Grande do Sul iniciou em ritmo bastante lento, o plantio do trigo, de acordo com a Emater/RS. O preparo das áreas e o preço elevado do produto e disponibilidade de semente nas propriedades impulsiona para aumento maior da área prevista.

 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, o plantio da canola se intensificou na semana favorecida pela boa umidade do solo após a ocorrência de chuva em boa parte dos municípios da região. Atualmente 38% da área plantada se encontra em germinação e desenvolvimento vegetativo, com algumas lavouras implantadas bem no cedo, em abril, já iniciando o florescimento. As lavouras apresentam bom aspecto geral, boa população de plantas devido à boa germinação.

Culturas de verão

Soja
A colheita da principal cultura de verão chegou a 96% da área implantada no Estado, outros 4% estão maturação. Em algumas regiões, produtores que já colheram realizam amostragem do solo para correção da acidez e planejamento da fertilidade para a próxima safra.

Milho
A colheita atingiu 88% dos cultivos no Estado. Outros 9% estão em maturação e 3% em enchimento de grãos.

Arroz

Com o fim da colheita, produtores aproveitaram o tempo seco para terraplanar e entaipar, deixando prontas para a dessecação antes do próximo plantio.

Feijão 2ª Safra
Na região de Ijuí, lavouras evoluem rapidamente para a maturação. As colhidas apresentam produto de boa qualidade, grãos cheios e bem formados, sem rugosidade. Em Erechim, a chuva foi ótima para a formação de grãos e maturação. Baixa presença de doenças e pragas.

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.