Na quarta-feira, 6 de outubro, uma comitiva da Apae de Três de Maio esteve em Porto Alegre. O presidente da instituição, Vilson Foletto, o vice Paulo Camargo e a jornalista Jaqueline Peripolli cumpriram agenda que visou a entrega de convites para autoridades estaduais para ato solene no dia 19 de novembro, quando será inaugurada a ampliação do prédio que acolhe os serviços do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II).

As visitas foram intermediadas pelo deputado estadual Ernani Polo, que acompanhou o grupo e inclusive agendou as reuniões com as autoridades. Os encontros iniciaram na Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul (Feapaes – RS). Lá, os três-maienses foram recebidos pelo presidente da federação, Afonso Tochetto, e pelo diretor de comunicação Paulo Bogado.

Foletto agradeceu Tochetto pelo apoio que a federação sempre dispensa à Apae de Três de Maio, sendo de fundamental importância para a realização das conquistas da instituição. Tochetto e Bogado já confirmaram presença no evento.

Na sequência, eles acompanharam a comitiva apaeana ao Palácio Piratini, onde foram recebidos pelo governador em exercício, vice-governador Ranolfo Vieira Junior. Ele assumiu o posto de Eduardo Leite, que está em missão oficial à Espanha e França nesta semana. Foletto entregou o convite a Ranolfo e destacou a importância dele e de Eduardo Leite se fazerem presentes na solenidade em Três de Maio.

Na sede do governo estadual, os três-maienses também tiveram uma audiência com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel César Eduardo Bonfanti, que é três-maiense. Polo seguiu acompanhando a comitiva à Assembleia Legislativa, onde a deputada estadual e vice-presidente do parlamento gaúcho, Kelly Moraes, que atualmente é a presidente da Casa, recebeu a comitiva. Kelly está substituindo o titular Gabriel Souza, que também integra a comitiva estadual na missão internacional.

Após, os apaeanos foram até o gabinete do deputado Polo. Em uma chamada de vídeo, convidaram o senador Luiz Carlos Heinze para o evento, sendo que o político gaúcho já confirmou presença na solenidade. Os demais convites para deputados estaduais e federais foram entregues aos assessores dos parlamentares.

As visitas encerraram na Secretaria Estadual de Saúde, com a secretária Arita Bergmann, que agradeceu o convite e prometeu se fazer presente na solenidade. Ela também parabenizou a Apae por mais esta conquista, que permitiu ampliar e melhorar o atendimento em reabilitação auditiva e intelectual.

Tochetto, que também esteve na reunião com Arita, destacou a relevância dos serviços prestados pela Apae de Três de Maio, que é considerada modelo em todo o país.

Foletto avaliou como muito proveitosa a viagem, já que, além da entrega dos convites, foi possível dialogar com as autoridades sobre as demandas da Apae e estreitar laços com diversas lideranças políticas.

“O CER II nos exigiu significativo esforço e dedicação, tanto para concretizar a referência de atendimento à população de forma qualificada quanto para realizar as adequações físicas, aquisição de materiais e de equipamentos. Há pouco mais de um ano realizamos nosso sonho de ampliar o prédio que acolhe os serviços do CER II, mas devido à pandemia não foi possível realizarmos uma solenidade de inauguração. Agora chegou o momento de compartilhar com os parceiros das instâncias federal, estadual e municipal e de instituições públicas e privadas, a realização deste sonho”, destacou Foletto.

Em atuação desde 10 de abril de 2019, quando foi habilitado pelo Ministério da Saúde a prestar serviços na área de reabilitação auditiva e intelectual, o CER II atende há pouco mais de um ano nas novas instalações e, atualmente, recebe pacientes de 17 municípios da 14ª Coordenadoria de Saúde.

GAUDÉRIO NEWS TV