Conheça Crissiumal – RS

O município de Crissiumal, no noroeste do Rio Grande do Sul, é o destino do Gaudério News, nesse capítulo onde pretendemos mostrar um pouco mais das cidades do Oeste Gaúcho.

Na fronteira com a Argentina e distante cerca de 485 km da capital, Porto Alegre, Crissiumal, tem, de acordo com o último censo, 14.233 habitantes.

O principal acesso ao município é a rodovia estadual RS-207.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE CRISSIUMAL

Crissiumal foi originalmente fundada em 1933, embora a emancipação oficial tenha vindo somente em 1954.

Atualmente sua principal fonte de renda é o setor de serviços que representa 60% do PIB municipal.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde sua dança até a literatura, a música e o esporte.

Castelo: uma residência particular da família Bonotto construído com pedras e com linhas de arquitetura medieval europeia, tem quatro torres, começou a ser construído em 1970 e levou 12 anos para ser concluído.

Um dos principais e o mais tradicional clube de futebol é o Tupi Futebol Clube, fundado em maio de 1949.

Crissiumal sedia vários eventos culturais, e conta com diversos pontos turísticos, como o Castelo.

Monumento O Pioneiro: também conhecido como Cavalo de Ferro, é um monumento de ferro, moldado manualmente a partir de sucatas pelo escultor Paulo de Siqueira em 1984, em homenagem ao pioneiro que povoou o município. Representa uma família chegando às novas terras na época da colonização e está localizado entre a Avenida Palmeiras e a Rua Vitório Dezorzi.

O Monumento “O Pioneiro”.

Essas esculturas assinadas pelo artista plástico Paulo de Siqueira dão as boas-vindas à cidade.

Igreja Três Santos Mártires das Missões: inaugurada em 1964 pelo Padre Inácio Lotário Rauber. Recebeu esse nome em homenagem ao martírio dos missionários Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos em 15 de novembro de 1628.

A Igreja Três Santos Mártires das Missões.

 

Os primeiros habitantes de Crissiumal foram os índios tupi-guaranis.

Na década de 1930 havia dois agrupamentos de índios com 60 a 70 famílias nas localidades de Bela Vista e Linha Porto Alegre.

Esses dois agrupamentos eram originários do Paraguai, onde participaram de um levante contra o governo.

Como não obtiveram êxito, passaram a ser perseguidos e fugiram para terras brasileiras.

O território de Crissiumal foi um dos últimos espaços a serem ocupados pelo homem branco no Rio Grande do Sul.

A colonização do norte e noroeste do Rio Grande do Sul avançou devido as terras das “colônias velhas” já se encontravam ocupadas e o crescimento populacional exigia a abertura de novas fronteiras para os filhos dos colonos e para os novos imigrantes, vários projetos de colonização foram implantados no final do século XIX e início do século XX permitindo a migração rumo à região norte.

Surgiu assim em 1890 a “Colônia Ijuí” composta por imigrantes recém-chegados da Europa, descendentes de colonos da colônias velhas e povos nativos.

Mais próximo a Crissiumal, os colonos se estabeleceram na “Colônia Militar do Alto Uruguai”, em 1879, que mais tarde, em 1944, formaria ao município de Três Passos.

Em 6 de janeiro de 1936 foi rezada a primeira missa e a primeira capela foi construída em 23 de janeiro do mesmo ano.

A fertilidade das terras atraiu parentes e conhecidos dos pioneiros e, por isso, novos colonizadores chegaram aqui.

No dia 6 de janeiro de 1936, Crissiumal foi reconhecida como povoado.

Em 1º de janeiro de 1941 ocorreu o primeiro batizado e no dia 3, o primeiro casamento.

Em 1944, Crissiumal e Três Passos se uniram para buscar a emancipação e, em 28 de dezembro de 1944, o Decreto-lei estadual nº 716 criou o município de Três Passos e o Distrito de Crissiumal.

No Censo de 1950, o Distrito de Crissiumal possuía mais habitantes que a sede do município e, por isso, houve um movimento emancipacionista e, em um plebiscito, em 1954, a população decidiu desmembrar-se de Três Passos.

Antes de sua colonização, o município pertenceu a Porto Alegre, a Rio Pardo em 1809, a Cachoeira em 1819 e a Espírito Santo de Cruz Alta em 1834.

Após a colonização pertenceu a Palmeira das Missões, que se chamava Santo Antônio da Palmeira, e depois a Três Passos.

A Lei estadual nº 2 553 criou, em 18 de dezembro de 1954, o município de Crissiumal.

A partir de 1965, Crissiumal passou a ser área de segurança nacional por ter fronteira com a Argentina e por isso o prefeito passou a ser nomeado pelo Presidente da República.

A cidade é a casa de Roberto Gilmar Hinterholz, o ex-Goleiro Beto, campeão mundial de clubes pelo Grêmio em 1983, no Japão.

Beto é Tio do ex-goleiro Danrlei de Deus Hinterholz que nasceu em Crissiumal, jogou no Grêmio por 10 anos, no Atlético Mineiro e na Seleção Brasileira.

E influencio ainda a carreira de Tafarel, tetra campeão da copa do mundo.

No Rio Grande do Sul, Claúdio André Mergen Taffarel, que nasceu em Santa Rosa, jogou no Tupi de Crissiumal, e no Sport Club Internacional.

Tambem é de Crissiumal, Nestor Simionato que foi jogador e treinador do Grêmio.

A campeã estadual de 2018 de Voleibol, Laisa Cristina Janke, também mora aqui.

Embora tenha se desenvolvido sobre uma matriz social eminentemente católica, há na cidade, dezenas de denominações protestantes diferentes.

O crescimento dos declarados evangélicos chegou a 34,69% da população.

O percentual dos que não possuem filiação religiosa alguma é 0,36% – Cerca de 20 vezes inferior à média nacional, de 7,3%.

No município, a agricultura familiar é tradição e, ainda hoje, alguns agricultores usam enxada, arado de tração animal, foice, carroça e trilhadeira.

Porém, a modernização trouxe a mecanização e a tecnologia ao campo.

A atividade rural é encorajada e apoiada por instituições financeiras como a Sicredi Noroeste, que conta com duas agencias na cidade. Uma delas dedicada exclusivamente ao atendimento ao produtor rural.

 

Os insumos, medicamentos e as novas tecnologias aplicadas à produção agropecuária, vem de empresas consolidadas como a Agro Tec Relan, instalada bem na chegada da cidade.

Setor secundário representa pouco mais de 10% do PIB do município.

Em 2015 das 90 indústrias de transformação em Crissiumal, 85 eram microempresas.

As agroindústrias correspondem à quase metade do setor, tendo se consolidado após a criação de um programa de incentivos da prefeitura, criado em 1999.

O setor terciário representou 60% do PIB e emprega a maioria dos trabalhadores do município.

No município, foi fundada, em 1º de setembro de 1939, a Empresa Crissiumal que, em 1948, passou a se chamar Viação Ouro e Prata. Hoje, considerada uma gigante do setor.

 

AGRADECIMENTOS

SICREDI NOROESTE-RS       BIO SUL NATURAL       AGRO TEC RELAN