Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou que mais de um terço dos adultos mais velhos e idosos brasileiros (34%) apresentam sintomas depressivos e 16% relatam sentir solidão. Além disso, os sintomas depressivos são quatro vezes mais comuns entre idosos que sempre se sentem solitários, e o risco de desenvolver depressão dobra para aqueles que moram sozinhos.
O estudo baseou-se em respostas de 7.957 pessoas com 50 anos ou mais, coletadas no Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil). Os participantes foram questionados sobre a frequência de sentimentos de solidão e sintomas depressivos. Entre os entrevistados, 34% relataram sintomas depressivos e 16% relataram solidão. Dos que tinham sintomas depressivos, 33% mencionaram se sentir sempre sozinhos.
A pesquisa identificou uma ligação entre solidão e sintomas depressivos, destacando que a solidão foi mais associada ao sexo feminino, má qualidade do sono e autoavaliação ruim da saúde. O estudo definiu sintomas depressivos usando uma escala composta por oito itens indiretos relacionados à depressão. Se uma pessoa respondeu pelo menos quatro dos oito itens indicando sintomas depressivos, ela foi considerada como tendo sintomas depressivos.
Os pesquisadores também esclareceram a diferença entre solidão e isolamento social. A solidão é um sentimento negativo e doloroso de insatisfação quando a pessoa espera mais das relações sociais do que recebe. Por outro lado, o isolamento social é um fato mais objetivo, que pode ser medido por indicadores como viver sozinho ou ter poucos contatos sociais. Morar sozinho é um indicador de isolamento social, mas isso nem sempre leva à solidão. No entanto, no contexto da população brasileira, morar sozinho pode aumentar o risco de solidão, especialmente entre os idosos.
Os pesquisadores também destacaram a relação entre solidão e depressão, observando que uma pessoa com ambos os sintomas pode ter menos motivação para manter comportamentos saudáveis, o que pode afetar negativamente seu envelhecimento saudável e desfechos de saúde. Pessoas deprimidas e solitárias têm mais probabilidade de enfrentar desafios de saúde e envelhecimento mais precário.
VOCÊ É 100747727ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional