Fábrica da GM em Gravataí retoma produção na próxima segunda-feira

Produção na unidade estava suspensa por falta de suprimentos desde março deste ano    |     Christian Bueller

A General Motors (GM) confirmou que a fábrica situada em Gravataí voltará a produzir a partir da próxima segunda-feira, dia 16, após cinco meses parada por falta de suprimentos, principalmente, semicondutores. Depois de três retornos adiados, a unidade instalada na região Metropolitana poderá voltar a produzir os automóveis Chevrolet Onix e Onix Plus, carros-chefes da empresa. O expediente ocorrerá apenas no primeiro turno.

Empregados de 14 empresas sistemistas, aquelas instaladas no interior do complexo, voltaram a trabalhar para treinamento na segunda-feira, dia 9. A fábrica, que tem cerca de 5 mil funcionários, iniciou, no primeiro semestre, a formação de um banco de currículos de profissionais mesmo com os trabalhos suspensos desde março. A função era de operador de produção, mas GM não informou se haverá aproveitamento destes trabalhadores.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, se o mercado reagir, é possível que sejam contratados. “Não tenho a informação de quantas pessoas foram demitidas no período, mas 600 pessoas do terceiro turno estão em lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) faz um ano e cinco meses”, informou. Ascari comemora a volta da produção da GM. “É importante do ponto de vista do emprego dos trabalhadores. Mas também é importante para a arrecadação da cidade. O complexo é responsável por 45% da arrecadação de Gravataí”, lembrou.

A fábrica da GM de São Caetano do Sul, em São Paulo, responsável por Onix Joy, Joy Plus, Spin e Tracker, tem o retorno agendado para 26 de agosto.

GAUDÉRIO NEWS TV