32 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, outubro 31, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Fala polêmica de Lula sobre escravidão repercute negativamente nas redes sociais

Fala polêmica de Lula sobre escravidão repercute negativamente nas redes sociais

Ministro Silvio Almeida defendeu Lula em declaração sobre escravidão.  |    (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)          |        O Sul 

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, saiu em defesa do presidente Lula pela polêmica fala em que o petista cita “gratidão” à África “por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão”. Lula fez a declaração em visita a Cabo Verde, e o episódio repercutiu negativamente nas redes sociais. Houve um certo silêncio entre integrantes do governo.

Coube a Silvio Almeida sair em defesa de Lula. “O que o presidente Lula disse foi: ‘O Brasil tem uma dívida com a África e ela tem que ser paga’. E, por isso, o presidente tem insistido que a agenda de direitos humanos com a África envolve o chamado direito ao desenvolvimento”, argumentou o ministro. Para ele, não se pode esquecer o passado.

Ameaçado de perder a cadeira no xadrez da reforma ministerial, Silvio Almeida é um dos ministros mais populares do governo e reconhecido pela luta contra o racismo. Ainda assim, periga ficar sem cargo na Esplanada para o governo poder abrigar dois deputados do Centrão na equipe ministerial, André Fufuca e Silvio Costa Filho.

A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) não comentou a fala de Lula.

Entenda o caso

 

Em passagem por Cabo Verde, na última quarta-feira (19), Lula afirmou que o Brasil tem “profunda gratidão” pelo que foi produzido por escravizados no país durante mais de 3 séculos.

“Nós brasileiros somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho, é resultado da miscigenação de índios, negros e europeus. Temos profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, falou o presidente.

O petista também afirmou que a dívida que o Brasil tem com a África por causa da escravidão deve ser paga com a oferta de formação educacional para estudantes africanos. “A forma de pagamento que um país como o Brasil pode fazer […] é a possibilidade de formação de gente, para que tenham especialização nas várias áreas que o continente africano precisa, para a possibilidade de industrialização e de agricultura”.

Segundo Silvio Almeida, “Lula considera que nossa relação com a África vai muito além do passado, que não se pode esquecer para que suas consequências não sejam reiteradamente vividas”.

Repercussão

A declaração de Lula repercutiu negativamente nas redes sociais. Na quinta (20), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) classificou a fala do presidente como “inaceitável” e “precisa ser repudiada”.

“Ninguém pode ficar calado diante de uma afirmação como essa. Lamento que o nosso atual presidente da República nos envergonhe novamente diante do cenário mundial”, disse Damares em vídeo publicado no Instagram.

VOCÊ É 100728296ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br