Uma ação da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na madrugada desta terça-feira (29) revelou uma tentativa de contrabando inusitada e ousada no Meio-Oeste de Santa Catarina. Uma ambulância falsa foi flagrada transportando cerca de 30 mil maços de cigarros contrabandeados na SC-390, em Celso Ramos.
Fuga e acidente
Segundo a PMRv, o motorista da falsa ambulância fugiu ao ser abordado. Durante a perseguição, ele entrou em uma estrada de terra, derrubou uma cerca de arame e colidiu com uma árvore. O veículo, que estava com sinais luminosos de emergência acionados, foi abandonado logo após o acidente. O motorista fugiu a pé para uma área de mata.
Contrabando camuflado
Dentro da van, foram encontrados diversos pacotes de cigarros contrabandeados, ocupando todo o espaço destinado, supostamente, ao transporte de pacientes. O material estava organizado em caixas de papelão, totalizando aproximadamente 30 mil maços.
Apoio com batedor
Outro veículo, um Volkswagen Up, foi abordado e identificado como possível batedor da ambulância. No carro estavam dois homens, de 30 e 36 anos, e no porta-malas havia caixas e pacotes do mesmo tipo de cigarro encontrados na van.
Prisão do motorista
Mesmo tendo escapado inicialmente, o motorista da van, de 38 anos, acabou sendo preso no hospital de Campos Novos, onde deu entrada para atendimento médico durante a tarde do mesmo dia.
A polícia investiga a origem e destino da carga, que provavelmente entrou no Brasil de forma ilegal. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal, que dará continuidade ao inquérito.