Eclipse solar parcial poderá ser visto no RS em 14 de dezembro

fonte: GaúchaZH

Um eclipse solar que será total ao sul da Argentina e Chile marcado para 14 de dezembro, poderá ser visto parcialmente no Rio Grande do Sul, com cobertura de cerca de 50% do disco solar. O fenômeno começará às 12h23, hora de Brasília e irá até as 15h12.

No momento máximo, o eclipse terá cerca de 63% de cobertura do diâmetro solar pela lua, correspondente a um obscurecimento de 54,4% da área do disco solar e com perda de iluminação do sol, similiar ao último eclipse solar ocorrido no Estado, em 2 de julho de 2019 mas que não pode ser visto pelo tempo estar nublado.
O próximo eclipse do Sol visível em Porto Alegre será em 14 de outubro de 2023, porém, será bem menos impressionante que o de agora, pois o obscurecimento máximo será de apenas 17,5%. Já em 12 de setembro de 2034, o eclipse será durante a tarde, e o único do tipo solar anular visível na capital gaúcha em todo o século 21. Em um fenômeno desse tipo, a Lua, um pouco mais distante que a média, fica menor, não conseguindo encobrir por completo o disco solar: resta, então, um anel brilhante quando o satélite se posiciona bem no meio do Sol.
Não haverá nenhum eclipse solar total visível em Porto Alegre neste século. O último foi em 19 de setembro de 1419, e o próximo será só em 8 de janeiro de 2103.