12.6 C
Rio Grande do Sul
sábado, julho 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Governador e representantes empresariais discutem soluções após enchentes no RS

Governador e representantes empresariais discutem soluções após enchentes no RS

Reunião no Centro Administrativo de Contingência visa articular medidas para setores produtivos e acessar apoio federal

O governador Eduardo Leite conduziu, na tarde desta quarta-feira (12/6), uma reunião com representantes de entidades empresariais do Estado e o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. O encontro, realizado no Centro Administrativo de Contingência, em Porto Alegre, teve como objetivo discutir as demandas dos setores produtivos em decorrência dos problemas causados pelas enchentes e articular soluções conjuntas.

Estiveram presentes representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), além do secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, e do secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.

Durante quase duas horas de discussões, foram abordadas principalmente medidas para manutenção de emprego e renda, ajustes na operacionalização de linhas de crédito para empresas afetadas, situação do aeroporto de Porto Alegre e importação de arroz.

O governador destacou a importância da coordenação de esforços para resolver as questões econômicas decorrentes das enchentes. “Foi uma reunião importante, com uma interação respeitosa e produtiva. Estamos todos com o mesmo ânimo para encontrar soluções de curto, médio e longo prazo para as questões econômicas”, afirmou Leite.

Sobre o acesso ao crédito para as empresas afetadas, Leite ressaltou a necessidade de ajustes nas operações disponibilizadas pelo governo federal para que sejam efetivas. Além disso, as medidas de manutenção de emprego e renda foram discutidas, com ênfase na regulamentação do programa apresentado pelo governo federal.

Outro tema abordado foi a recuperação do Aeroporto Salgado Filho, com a necessidade de entendimento entre o governo federal e a concessionária Fraport para a disponibilização de recursos.

Ao final da reunião, foi levantada a questão da garantia de abastecimento e oferta de preço adequado do arroz, sendo que o setor está disposto a continuar dialogando para encontrar soluções.

O grupo se comprometeu a se reunir novamente até o final da próxima semana para atualizar os encaminhamentos.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br