Um voo da companhia Azul Linhas Aéreas enfrentou um contratempo na tarde deste domingo (6), no Aeroporto de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Um passageiro tentou abrir uma das janelas de emergência da aeronave, ainda em solo, causando um atraso de duas horas na decolagem.
A aeronave tinha como destino o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e precisou interromper os procedimentos de partida por questões de segurança. Segundo a Azul, o passageiro responsável pela tentativa de abertura da saída de emergência foi retirado do voo, juntamente com seu acompanhante, e encaminhado às autoridades competentes.
Como parte dos protocolos, todos os passageiros foram desembarcados para uma nova verificação de segurança e aguardaram na sala de embarque. O embarque foi retomado após a checagem, e o voo decolou por volta das 13h45, aproximadamente duas horas após o horário previsto.
Nota oficial da Azul
“A Azul informa que o voo AD4579 (Santa Maria-Viracopos) deste domingo (06/04) teve sua decolagem atrasada após um passageiro indisciplinado acionar, deliberadamente, uma das saídas de emergência da aeronave. O Cliente em questão e um de seus acompanhantes foram retirados do voo e encaminhados às autoridades competentes para procedimentos de segurança.
Os demais Clientes foram reembarcados e a aeronave prosseguiu para seu destino. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia.”
A identidade dos envolvidos não foi revelada. A ocorrência foi registrada e deverá ser investigada pelas autoridades aeroportuárias e pela Polícia Federal.