Previsão do tempo no RS: Inmet alerta para risco de tempestade em todo o Estado nesta terça-feira

Fonte: GZH

A previsão de tempo instável para o Rio Grande do Sul continua valendo nesta terça-feira (2). De acordo com a Somar Meteorologia, a umidade trazida pelo vento que sopra da região amazônica se encontra com áreas de baixa pressão atmosférica localizadas na região sul do país, favorecendo a formação de nuvens carregadas sobre o território gaúcho.

Com isso, são esperadas precipitações intensas em todo o Estado, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo.

Na Fronteira Oeste, nas Missões, na Campanha, no Litoral Sul e nas regiões central e sul do RS, a chuva pode chegar já nas primeiras horas do dia. Nas demais áreas, por sua vez, esse cenário de instabilidade deve se desenvolver somente a partir da tarde — antes disso, tempo firme e sol entre nuvens).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de tempestade para todo o Rio Grande do Sul (e também para Santa Catarina e Paraná), chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 50 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.
Conforme o Inmet, por conta disso, não estão descartados possíveis transtornos como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações.
As temperaturas seguem elevadas, com máxima de 31°C prevista para Santo Ângelo.

Na quarta-feira (3), a tendência é de que a chuva ainda marque presença no Estado.

Segundo a Somar, devido à passagem de uma nova frente fria pela costa gaúcha, permanecem as condições para ocorrência de pancadas fortes de chuva, rajadas de vento, raios e queda de granizo, a qualquer hora do dia e em todo o RS.