O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou seu apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a presidência do Senado Federal em 2025. O anúncio foi feito pelo líder da legenda no Senado, Beto Faro (PT-PA), destacando a aliança estratégica para as eleições da Casa Alta.
Alcolumbre, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, é aliado do atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e se apresenta como o principal favorito ao cargo. O senador já conta com o apoio formal de cinco bancadas: PL, União Brasil, PP, PSB e PDT, somando 35 senadores em sua base de apoio.
A expectativa é que o Republicanos, com quatro senadores, também se junte à candidatura de Alcolumbre, ampliando ainda mais seu grupo. No entanto, partidos como PSD (15 senadores), MDB (10), Podemos (6), PSDB (1) e Novo (1) ainda não definiram suas posições sobre a disputa.
Com a adesão a Alcolumbre, ratificada pelo presidente Lula, o PT espera garantir uma maior presença na Mesa do Senado e assegurar a presidência de uma comissão de destaque dentro da Casa.