Em entrevista à BBC News durante uma viagem à Europa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que os narcotraficantes optam por utilizar as rotas brasileiras devido à superioridade dos portos e aeroportos do país. Segundo o ministro, isso representa um problema para o Brasil, que não é o principal responsável, mas sofre as consequências devido à proximidade com grandes produtores de drogas.
“É um problema para o país, não criado só pela gente, mas pelos nossos vizinhos que têm na droga uma fonte de dólares. A droga inunda o Brasil porque os traficantes querem acessar nossa infraestrutura para chegar ao mundo, pois os nossos portos e aeroportos são melhores”, explicou Renan Filho.
O ministro também enfatizou que o Brasil não é produtor de drogas, mas sofre por ser um grande consumidor, ocupando a posição de segundo maior mercado de entorpecentes, atrás apenas dos Estados Unidos. “O Brasil não planta maconha, não planta cocaína, mas é um grande consumidor. Não estamos em segundo lugar em nada – nem em carros, nem em computadores, nem em iPhones. Mas em drogas, sim. Por quê? Porque os grandes produtores estão ao nosso lado”, afirmou.
Ele também criticou a situação geográfica do Brasil, que facilita o tráfico de drogas vindas dos países vizinhos. “Eles não mandam droga pelos portos da Argentina, porque lá não têm infraestrutura portuária. Mandam pelas nossas rotas para chegar à Europa, que também é um grande consumidor”, completou o ministro.
Renan Filho viajou à Europa com o objetivo de apresentar projetos de rodovias brasileiras a investidores estrangeiros. Ele passou por Madri, na Espanha, e Londres, no Reino Unido. A entrevista foi concedida na última sexta-feira (1º) e publicada na segunda-feira (4).











