Quatro em cada dez alunos da educação básica na rede pública de ensino correm risco de abandonar a escola por causa da pandemia do novo coronavírus.

Foi o que mostrou um estudo feito com pais e responsáveis de estudantes da rede pública e encomendado pela Fundação Lemann, o Itaú Social e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Datafolha.

Segundo a pesquisa, o percentual de estudantes que não estão motivados com as aulas, que não estão evoluindo nos estudos ou que manifestaram a possibilidade de desistir da escola cresceu este ano, passando de 26% em maio do ano passado para 40% em maio deste ano.

Na região noroeste do Rio Grande do Sul, esse problema também já foi detectado por secretariais municipais de educação, como no município de Três de Maio.

Por lei, nenhuma escola deve ficar fora da escola, seja presencial ou virtualmente.

O prefeito Marcos Corso salienta que a educação é de responsabilidade do estado e dos pais.

No Brasil problema é ainda maior para os estudantes negros: 43% deles manifestaram o desejo de abandonar a escola. Entre os brancos, o percentual foi de 35%.

O número também é maior para aqueles estudantes de famílias com renda mensal de até um salário-mínimo (48%) e para os que vivem em áreas rurais (51%). O risco cresce também entre os estudantes que vivem no Nordeste: 50% dos estudantes dessa região manifestaram falta de motivação ou intenção de deixar a escola. Na região Sul, isso corresponde a 31%.

Conforme o prefeito de Três de Maio, a evasão escolar foi detectada em todas as escolas, abrangendo, inclusive, as aquelas mais bem localizadas, denotando que o problema tem atingido, guardadas as proporções, todas as classes sociais e acessam a educação pública municipal.

GAUDÉRIO NEWS TV