O delegado da Polícia Federal (PF), Valdecy Urquiza, foi oficialmente confirmado como o novo secretário-geral da Interpol nesta terça-feira (5). A eleição para o cargo ocorreu em junho, quando o Comitê Executivo da organização, que reúne corporações policiais de 196 países, escolheu Urquiza para o posto. A confirmação foi feita durante a Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, na Escócia.
Urquiza assumirá a liderança da Interpol em 2025, com um mandato de cinco anos, renovável por mais cinco. Ele será o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento, como o Brasil, a ocupar o cargo de secretário-geral da organização em mais de um século de história.
Atualmente, o delegado é vice-presidente para as Américas da Interpol e tem uma vasta experiência em coordenação de operações globais nas áreas de tráfico de seres humanos, contrabando de migrantes e exploração sexual de crianças na internet. Natural de São Luís, Maranhão, Urquiza é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, no Ceará, e ingressou na Polícia Federal em 2004.
Ao longo de sua carreira, Valdecy Urquiza ocupou cargos estratégicos na PF, como a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Divisão de Cooperação Policial Internacional. Ele também teve destaque em sua atuação na Interpol, coordenando operações contra o tráfico de pessoas e a exploração sexual infantil.
A Interpol tem como objetivo principal promover a cooperação internacional entre as polícias de diferentes países, e seu corpo executivo é formado por mais de mil profissionais. Com a eleição de Urquiza, a organização reforça seu compromisso com a segurança global, especialmente nas áreas de direitos humanos e crimes transnacionais.