13.9 C
Rio Grande do Sul
sábado, julho 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Veranico antecipa calor em junho, mas frente fria se aproxima no Rio...

Veranico antecipa calor em junho, mas frente fria se aproxima no Rio Grande do Sul

Meteorologistas preveem onda de calor seguida por chuvas intensas no estado, trazendo alívio temporário ao calor atípico.

Na terça-feira (11), apesar da possibilidade de chuviscos nas regiões afetadas pela frente fria do dia anterior, o clima tende a melhorar. Enquanto a Metade Sul terá temperaturas amenas, a Metade Norte continuará enfrentando calor intenso.

Segundo o meteorologista Murilo Lopes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a quarta-feira (12) será marcada por temperaturas em torno dos 30ºC em quase todo o Estado. As áreas da Metropolitana e do Litoral terão um aumento menor de temperatura devido a um vento mais leste.

Na quinta (13) e sexta-feira, a previsão aponta para os dias mais quentes da semana, com temperaturas ultrapassando os 30ºC em várias regiões. Em locais como Maquiné, no Litoral, e São Borja, na Fronteira Oeste, os termômetros podem chegar até 34ºC e 32ºC, respectivamente. Já em Porto Alegre, a máxima prevista é de 29ºC.

Lopes ressalta que esse período de calor fora de época, conhecido como veranico, embora mais comum em maio, já pode ser considerado uma onda de calor devido à persistência das temperaturas acima da média histórica para junho.

A partir de sexta-feira, uma nova frente fria se formará na Argentina, avançando em direção ao Rio Grande do Sul. Espera-se que esse sistema cause instabilidade em todas as regiões do estado, começando com chuvas na Metade Sul e, ao longo do final de semana, afetando também a Metade Norte. O sábado (15) deve ser o dia mais chuvoso, com possibilidade de o sistema permanecer sobre o RS por alguns dias, semelhante ao que ocorreu em maio.

De acordo com a Defesa Civil do RS, as regiões das Missões, Centro e Noroeste podem registrar entre 50 mm e 120 mm de chuva entre os dias 14 e 17 de junho. Nas áreas da Região Metropolitana, Região dos Vales e Serra, os volumes podem variar entre 45 mm e 75 mm.

Com a chegada da frente fria, as temperaturas devem voltar a ficar amenas no final de semana, embora não se espere um frio intenso.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br