19.8 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, setembro 18, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Cavalarianos levam a Chama Crioula em cavalgada de 18 dias até Horizontina,...

Cavalarianos levam a Chama Crioula em cavalgada de 18 dias até Horizontina, no RS

Neste fim de semana, uma comitiva de cavalarianos da 20ª Região Tradicionalista, sediada em Horizontina, iniciou uma jornada simbólica ao partir de Alegrete, no sul do Rio Grande do Sul, carregando a Chama Crioula. A centelha foi acesa no “Baita Chão” e será transportada durante 18 dias até a sede do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Horizontina, onde a pira tradicionalista será acesa em celebração ao Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro.

A Chama Crioula é um dos símbolos mais importantes do tradicionalismo gaúcho. Acendida anualmente antes das celebrações da Semana Farroupilha, ela percorre as 30 regiões tradicionalistas do estado, carregando consigo a história, a cultura e o espírito dos gaúchos. Este símbolo une o Rio Grande do Sul e serve como ponto de reverência ao passado, homenageando os feitos históricos e culturais que moldaram a sociedade gaúcha ao longo de mais de três séculos.

A tradição da Chama Crioula teve início em 7 de setembro de 1947, quando os jovens João Carlos Paixão Côrtes, Fernando Machado Vieira e Cyro Dutra Ferreira retiraram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, em Porto Alegre. A partir de então, a chama se tornou um emblema dos festejos farroupilhas e passou a ser transportada em cavalgadas por todo o estado, representando a alma e o orgulho gaúcho.

Com a chegada prevista para a sede do CTG em Horizontina, a comitiva de cavalarianos cumpre mais um importante ritual que preserva e fortalece as tradições do Rio Grande do Sul, conectando passado, presente e futuro em torno da cultura regional.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br