Estado assina acordo para qualificar processamento de material genético de condenados em investigações

Nesta terça-feira (20/4), às 14h, o governo do Estado promove a assinatura de um acordo de cooperação para agilizar a coleta e o processamento de perfis genéticos de presos condenados, utilizados para auxiliar na elucidação de investigações criminais. O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do país a unir o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público em torno deste objetivo.

Assinam o acordo o governador Eduardo Leite, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do RS, Fabiano Dallazen, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário de Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), perita criminal Heloisa Kuser, a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, e o superintendente dos Serviços Penitenciários, Cesar da Veiga.

O coordenador da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), Guilherme Jacques, fará uma apresentação sobre o funcionamento do sistema integrado.

A solenidade terá transmissão ao vivo pelo canal do governo do Estado no YouTube.