Governador participa do lançamento do Fórum Regional Sul Export 2021

Texto: Vanessa Kannenberg / Edição: Secom

Foi lançado nesta sexta-feira (23/4), a partir do Palácio Piratini, em formato virtual, o Fórum Regional Sul Export 2021, que ocorrerá nos dias 1 e 2 de setembro, em Rio Grande. O objetivo do evento é reunir as principais lideranças e especialistas do setor portuário para debater os desafios de logística e infraestrutura na região e seus impactos no país.

“O Rio Grande do Sul tem ações muito focadas para redução de burocracias, de tributação e de custos logísticos, com investimentos em infraestrutura e logística, que é o tema deste fórum e que teremos a alegria de sediar. O evento tem todo o meu apoio e de todo o governo do Rio Grande do Sul, porque é um tema que nos interessa e que é prioritário na nossa gestão. Estaremos presentes no fórum, à disposição para ouvir as demandas e falar sobre nossas ações e propostas. Juntos, ajustaremos a melhor interação e atingiremos os ganhos, que devem ser de todos”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Também participaram do lançamento o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o superintendente da Portos RS, Fernando Estima, além de outros lideres políticos e empresariais.

O CEO do Brasil Export, Fabricio Julião, celebrou a construção de uma agenda permanente para todo o ano de 2021, com a participação de aproximadamente 250 conselheiros nos níveis regional, nacional e internacional.

Em 2021, serão mais cinco eventos regionais: Centro-Oeste Export (21 e 22 de junho, Rio Verde/GO), Sudeste Export (6 e 7 de julho, Rio de Janeiro/RJ), Norte Export (19 e 20 de julho, Belém/PA), Nordeste Export (2 e 3 de agosto, São Luís/MA) e Santos Export (23 e 24 de agosto, Santos/SP), preparando todos os Estados para o Brasil Export, evento nacional que ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, em Brasília.

“Nós estamos tratando de um evento em que os três Estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, estarão envolvidos e queremos que todos os portos da região Sul estejam bem representados, com a participação dos governadores e secretários dos Transportes desses Estados. Será um evento que irá comemorar muitas conquistas e também trazer uma pauta de desafios para todos nós”, projetou o superintendente da Portos RS.

Por conta da pandemia e das necessárias medidas de distanciamento, ainda não é possível afirmar se o Sul Export será realizado de forma híbrida ou totalmente virtual.

“Na condição de secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, é com muita alegria que reforço, aqui, o convite para que todos participem da edição 2021 do Fórum Sul Export. Trata-se de um evento imprescindível para discutirmos os rumos do setor de logística e infraestrutura, principalmente neste cenário desafiador em que nos encontramos. Afinal, a pandemia exige de todos nós soluções criativas para que possamos manter em atividade esse setor importantíssimo e estratégico para a retomada da economia de nosso país”, apontou Costella.