Conselho Estadual da Pessoa Idosa apresenta Plano Estratégico para fortalecer conselhos e fundos municipais

ASSESSORIA

O Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) apresentou nesta terça-feira (04/05), por meio do 48º Encontro Estadual de Conselhos Municipais do Idoso (CMIs), seu Plano Estratégico 2021 para auxiliar os municípios gaúchos na implementação e funcionamento de Conselhos Municipais do Idoso, bem como de fundos para financiar ações da entidade.

“O Plano possui seis eixos que tratam de questões que precisam ser debatidas de forma permanente”, disse a coordenadora da Comissão de Apoio e Assessoramento aos CMIs, Jussara Rauth, ao citar “apoiar e assessorar os conselhos municipais do Idoso e os fundos municipais e estadual, estimular o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, desenvolver estudos e pesquisas e produzir materiais educativos para a conscientização da comunidade”.

Para implementar o Plano Estratégico 2021, o CEI pediu atenção ao cadastro de dados do Governo do Estado, que deve ser atualizado constantemente pelas prefeituras gaúchas. Para facilitar o cadastro, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar e conselheira titular do CEI, Ivanir Argenta dos Santos, apresentou um novo formulário, virtual. “Independente de ter ou não um Conselho Municipal do Idoso, a prefeitura pode responder o formulário”, explicou Ivanir.

VIOLÊNCIA
Em paralelo, o CEI anunciou para o dia 15 de junho o Seminário de Enfrentamento à Violência Contra as Pessoas Idosas. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A ação conjunta do CEI e da ONU busca a conscientização dos direitos fundamentais de qualquer pessoa acima de 60 anos.

A conselheira titular do CEI, representando o Sesc, Michele Silveira, destaca um tipo de violência que tem aumentado, especialmente neste período de pandemia. “A violência financeira – golpes que são praticados via redes sociais – é que tem se sobressaído e o nosso seminário vai trazer luz à essa temática”, antecipou Michele.