Foguete chinês descontrolado é visto no céu de SC

Registro foi feito por câmera de monitoramento de estação localizada em Monte Castelo / NSC TOTAL

O foguete chinês descontrolado que caiu na Terra neste fim de semana foi visto no céu de Santa Catarina. Ele foi flagrado por uma câmera de monitoramento localizada em uma estação de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina por volta das 18h30min da última sexta-feira (7).

O diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, explicou ao G1 que o foguete foi observado em Santa Catarina e outros estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, entre quinta-feira (6) e sábado (8).

– A gente tem certeza que é o foguete. Primeiro que já era para passar pela posição e horário que passou e dá para ver nas imagens uma variação de brilho. Essa variação de brilho vem sendo observada e é partir dela que ficou claro que estava fora de controle. Quando está girando é porque não está estável em órbita – explicou.

– Devido a altitude que o objeto passou, naquela posição ainda estava recebendo a luz direta do sol. O que vemos é o sol refletido nele, é como se estivesse um espelho girando – detalhou ao site.

Segundo o diretor técnico da Bramon, a imagem feita em Santa Catarina é uma das melhores observadas até o momento. Ele diz que com a aproximação da Terra, o foguete deve ser visto cada vez mais brilhante.

A China colocou em órbita o primeiro módulo de sua estação espacial em 29 de abril. É a primeira parte deste foguete, que estava em órbita, que retornou à Terra.

O objeto foi perdendo altitude gradualmente. Seu ponto exato de queda era desconhecido, mas neste domingo a China confirmou que destroços caíram no Oceano Índico, perto das Maldivas

O país asiático, assim como muitos especialistas, já consideravam mínima a hipótese de danos na Terra.