Grêmio e Inter disputam o título de número 101 do Gauchão; relembre todos os campeões

Por Diego Guichard / FGF

Grêmio e Inter irão disputar no próximo domingo, às 16h, na Arena, a taça do Gauchão Ipiranga 2021. Será o título de número 101 da principal competição estadual, já cravada na história do esporte gaúcho. Abaixo, a Federação Gaúcha de Futebol – FGF relembra todos os campeões.

Confira como foi o jogo de ida da decisão

Tão tradicional, o Gauchão é sinônimo de luta, de raça. Não é à toa que o futebol gaúcho é conhecido pelo estilo acirrado, mas também pelo protagonismo. Por tudo isso, a conquista do estadual também pode ser considerada um feito gigante.

– A base do futebol brasileiro é formada pelos Estaduais. O Campeonato Gaúcho está entre os três mais valorizados do Brasil e isso, por si só, já nos dá a dimensão da importância da conquista do título do Gauchão. Temos um futebol competitivo e de muito protagonismo. Conquistar o Estadual do RS e, consequentemente, escrever seu nome na história do futebol gaúcho é algo de imenso destaque e deve orgulhar todo e qualquer clube, atleta, torcedor e dirigente – avalia o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

FGF completa 103 anos 

O Inter é o maior campeão do estadual, com 45 títulos, assim como também é o clube com a maior sequência de vitórias – o octacampeonato entre 1969 e 1978. Por outro lado, não vence o Gauchão desde 2016 e quer recuperar a hegemonia.

Já o Grêmio é o clube com maior número de participações, com 79. Agora, tem a chance de conquistar o título de número 40 e reduzir a distância para o rival. O Tricolor tenta erguer a taça regional pelo quarto ano consecutivo.

O início de uma história 


Fundado em 1919 pela Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD) – entidade que serviu de embrião para a FGF – o primeiro Campeonato Gaúcho foi disputado em jogo único entre Brasil de Pelotas e Grêmio, em confronto realizado no extinto estádio Fortim da Baixada.

O primeiro título da história ficou com o Xavante, após uma vitória por 5 a 1, com gols de Proença, três vezes, além de Corrêa e Alvarizza. Máximo marcou para o Tricolor.

As primeiras 40 edições do campeonato eram regionalizadas, sendo que a competição era decidida por campeões de cada região – não houve torneios nos anos de 1923 e 1924 devido à Revolução de 1923. O Gauchão passou a envolver todo o Estado a partir de 1961.

Para a partida do próximo domingo, o Grêmio tem a vantagem por ter vencido o confronto de ida, por 2 a 1, e pode atuar pelo empate. Já o Inter precisará vencer por dois gols de diferença para levar a taça, ou conquistar uma vitória por placar mínimo para levar a decisão para as penalidades.

Confira abaixo todos os campeões e o número de títulos

Inter – 45 títulos

Grêmio – 39 títulos 

Guarany-Ba – 2 títulos 

Juventude – 1 título

Caxias – 1 título

Brasil de Pelotas – 1 título

Pelotas – 1 título 

Novo Hamburgo – 1 título 

Cruzeiro – 1 título

Bagé – 1 título

Rio-Grandense – 1 título

Farroupilha – 1 título

Grêmio Santanense – 1 título 

Rio Grande – 1 título

São Paulo – 1 título

Americano – 1 título

Renner – 1 título